Furtos de energia deixam Centro de Maceió às escuras e prejudicam população
Ligações clandestinas em postes da Rua do Comércio e Rua Boa Vista comprometem iluminação pública e geram riscos
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) vem registrando, há cerca de uma semana, a ocorrência de furtos sequenciais de energia elétrica a partir da rede de iluminação Pública no Centro de Maceió. As ligações clandestinas geram o desligamento das luminárias deixando uma das mais importantes regiões da cidade às escuras.
A Ilumina Maceió realizou reparos emergenciais no local, mas os furtos voltam a acontecer no dia seguinte. Há a suspeita de que os ambulantes da região estejam realizando as ligações clandestinas, interrompendo a conexão elétrica nos postes e prejudicando milhares de trabalhadores e moradores da região.
Desde o dia 2 de setembro, quando foi registrada a primeira ocorrência — essa por furto de cabos, vários postes foram encontrados com as tampas de proteção da rede elétrica danificadas. No interior dessas estruturas, eram feitas ligações irregulares que desviam a energia diretamente para tomadas utilizadas pelos ambulantes.
Os furtos estão ocorrendo na Rua do Comércio e Rua Boa Vista. A Ilumina cobra agora ação efetiva da Polícia Militar de Alagoas e medidas da Segurança Pública, de responsabilidade do estado, para a prevenção de novos crimes.
O furto de energia elétrica é um crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode levar a penas de reclusão e multa. A prática, popularmente conhecida como "gato de luz", é perigosa, podendo causar acidentes graves como incêndios e choques, além de prejudicar a qualidade e a segurança da rede elétrica.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, fez um apelo à população para colaborar no combate a essas práticas, que colocam em risco a segurança de todos. “Pedimos aos ambulantes e a toda a população que não cometam esse tipo de crime. Os furtos de energia, cabeamentos e equipamentos causam uma série de prejuízos e colocam a população em grande risco. Pedimos também que denunciem essas situações, para que possamos manter a cidade cada vez mais iluminada”, afirmou.
Para denunciar crimes ocorridos na rede de iluminação pública, é possível entrar em contato com a Ilumina Maceió através do aplicativo e dos números de telefone 156 e 0800 031 9055. A população também pode acionar a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Veja também
Últimas notícias
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Câmara vai enviar Requerimento ao Município para propor reavaliação do contrato com a BRK
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
