Furtos de energia deixam Centro de Maceió às escuras e prejudicam população
Ligações clandestinas em postes da Rua do Comércio e Rua Boa Vista comprometem iluminação pública e geram riscos
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) vem registrando, há cerca de uma semana, a ocorrência de furtos sequenciais de energia elétrica a partir da rede de iluminação Pública no Centro de Maceió. As ligações clandestinas geram o desligamento das luminárias deixando uma das mais importantes regiões da cidade às escuras.
A Ilumina Maceió realizou reparos emergenciais no local, mas os furtos voltam a acontecer no dia seguinte. Há a suspeita de que os ambulantes da região estejam realizando as ligações clandestinas, interrompendo a conexão elétrica nos postes e prejudicando milhares de trabalhadores e moradores da região.
Desde o dia 2 de setembro, quando foi registrada a primeira ocorrência — essa por furto de cabos, vários postes foram encontrados com as tampas de proteção da rede elétrica danificadas. No interior dessas estruturas, eram feitas ligações irregulares que desviam a energia diretamente para tomadas utilizadas pelos ambulantes.
Os furtos estão ocorrendo na Rua do Comércio e Rua Boa Vista. A Ilumina cobra agora ação efetiva da Polícia Militar de Alagoas e medidas da Segurança Pública, de responsabilidade do estado, para a prevenção de novos crimes.
O furto de energia elétrica é um crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode levar a penas de reclusão e multa. A prática, popularmente conhecida como "gato de luz", é perigosa, podendo causar acidentes graves como incêndios e choques, além de prejudicar a qualidade e a segurança da rede elétrica.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, fez um apelo à população para colaborar no combate a essas práticas, que colocam em risco a segurança de todos. “Pedimos aos ambulantes e a toda a população que não cometam esse tipo de crime. Os furtos de energia, cabeamentos e equipamentos causam uma série de prejuízos e colocam a população em grande risco. Pedimos também que denunciem essas situações, para que possamos manter a cidade cada vez mais iluminada”, afirmou.
Para denunciar crimes ocorridos na rede de iluminação pública, é possível entrar em contato com a Ilumina Maceió através do aplicativo e dos números de telefone 156 e 0800 031 9055. A população também pode acionar a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Veja também
Últimas notícias
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
