Operação nacional identifica desmatamento em Maceió e aplica multa de R$ 20 mil
Ação nacional chega à 8ª edição e deve vistoriar 51 áreas suspeitas de desmate ilegal em 20 municípios alagoanos
Teve início na manhã desta segunda-feira (29), com apoio do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), a fase de campo da operação nacional “Mata Atlântica em Pé”, que tem por objetivo confirmar locais de desmatamento ilegal e punir os infratores. Pelos próximos 15 dias, 51 alvos devem ser visitados em 20 municípios alagoanos. A atividade, que está em sua 8ª edição, é realizada em 17 estados de ocorrência desse bioma.
No primeiro alvo visitado na manhã de hoje, na região do Jardim Petrópolis, em Maceió, a equipe confirmou o desmatamento em uma área de 3,21 hectares, que equivalem a três campos e meio de futebol.
A chegada até essa área foi possível porque, ainda na fase interna da operação, os profissionais dos órgãos ambientais recebem informações da Polícia Federal, obtidas por meio do “Brasil Mais” e do “MapBiomas”, sistemas com dados de satélites que indicam a localização de possíveis desmatamentos ilegais. Em campo, a equipe utiliza drones para confirmar a existência e a extensão do dano ambiental.
Devido à constatação do desmatamento, o proprietário da área situada no Jardim Petrópolis receberá um auto de infração do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) no valor de R$ 20 mil, acerca do qual poderá apresentar defesa administrativa, e ainda poderá responder em âmbito civil e criminal.
A operação nacional “Mata Atlântica em Pé” tem apoio do MPAL, Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PM).
“A Operação Mata Atlântica é um esforço conjunto fundamental para proteger um dos biomas mais ameaçados do país. A participação do Ibama em Alagoas reforça o compromisso com o combate ao desmatamento ilegal e a preservação da biodiversidade, garantindo que a legislação ambiental seja cumprida e que as futuras gerações possam herdar um patrimônio natural protegido”, salientou o superintendente do órgão no estado, Rivaldo Couto.
Para o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Alberto Fonseca, a iniciativa é importantíssima para a conservação da Mata Atlântica, o maior “hotspot” para conservação da biodiversidade do planeta. “É com grata satisfação que, mais uma vez, Alagoas participa dessa operação, principalmente sabendo que mais de 90% da cobertura original desse bioma já foram perdidos por interferência humana”, reforçou.
Últimas notícias
Restaurante destruído por avião no RS deveria estar aberto na hora do acidente
Trump diz que queda de caça dos EUA não mudará negociações com Irã
Advogado é preso após tentar repassar celular a reeducando em presídio de Maceió
Inmet emite alerta de chuvas fortes para todo estado de Alagoas
Incêndio de grandes proporções atinge galpão de recicláveis na Cidade Universitária
Reação do ex-namorado da morena flagrada com Zé Felipe viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
