Rio Largo institui Conselho Municipal de Cultura e celebra avanço histórico para fazedores de cultura
O feito inédito empossou de forma paritária oito representantes da sociedade
A Prefeitura de Rio Largo deu um passo histórico na valorização e fortalecimento das políticas culturais do município, nesta terça-feira (30), com a instituição do Conselho Municipal de Cultura, criado por meio da Lei nº 2.040, de 20 de junho de 2024. A iniciativa, inédita na cidade, representa a concretização de uma demanda antiga da classe artística e cultural rio-larguense, reforçando o compromisso da gestão com a participação popular, a autonomia e o diálogo entre poder público e sociedade civil.
O novo conselho será um órgão colegiado, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, vinculado à Secretaria Municipal de Lazer, Cultura, Esporte e Turismo (SELCET), com o objetivo de institucionalizar o diálogo com os fazedores de cultura e contribuir com a formulação de políticas públicas, a fiscalização do Plano Municipal de Cultura e a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.
Durante o ato de instalação, o prefeito Pedro Carlos destacou a importância do momento para o futuro da cultura em Rio Largo. “Vivemos um momento histórico no nosso município. A criação do Conselho Municipal de Cultura é um sonho antigo que agora se torna realidade. Este é um espaço democrático, que nasce para garantir um espaço de construção coletiva para quem faz cultura na nossa cidade. De mãos dadas com os conselheiros e conselheiras, vamos construir políticas sólidas, preservar nossa história e valorizar o que temos de mais rico: o talento e a identidade do povo riolarguense. Queremos que Rio Largo se torne cada vez mais referência cultural em Alagoas”, afirmou o prefeito.
Com composição paritária, o Conselho contará com representantes do poder público e da sociedade civil, assegurando a pluralidade de ideias e a representatividade dos diversos segmentos culturais.
A secretária de Lazer, Cultura, Esporte e Turismo, Allana Brandão, também celebrou o momento, ressaltando o papel estratégico do Conselho para o futuro das políticas culturais. “Esse é um momento muito simbólico e gratificante, em que fortalecemos a cultura com compromisso, autonomia e foco nos interesses do povo. O Conselho Municipal de Cultura representa a construção coletiva de um novo tempo, onde a gestão e a sociedade caminham juntas, com escuta ativa, planejamento e responsabilidade. É um espaço para pensar e agir pela cultura, de forma integrada, plural e transformadora”, destacou.
Os próximos passos serão a definição da mesa diretora e estabelecimento do cronograma de trabalho e construção de ações, com a democratização do acesso aos bens culturais e com a continuidade de projetos e ações que valorizam a história, a diversidade e o talento da população local.
Veja também
Últimas notícias
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Confronto entre policiais militares e suspeitos deixa três mortos em Rio Largo
imagens mostram fuga de pessoas durante incêndio na Suíça
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
