Alagoas ocupa 1º lugar do Nordeste e o 5º do Brasil em inovação, aponta ranking
Com ações da Secti e da Fapeal, Estado é o primeiro no país em número de bolsas de mestrado e doutorado concedidas a estudantes e o nono em pesquisa científica

Ações realizadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), garantiram a 5ª posição para o estado no pilar inovação, de acordo com a edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Estados.
Em comparação ao ranking de 2024, Alagoas saltou 10 posições. Esse pilar é composto por sete indicadores, entre eles, “Bolsas de Mestrado e Doutorado” e “Estrutura de Apoio à Inovação”.
Em 2025, Alagoas ocupa a primeira posição no país na concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado. Desde 2024, a UF ocupava a primeira aposição do Nordeste a segunda do Brasil.
Um resultado expressivo também foi alcançado no indicador “estrutura de apoio à inovação”, no qual Alagoas saltou 15 posições, de 2024 a 2025, chegando ao topo do país nesse quesito.
No item “pesquisa científica”, Alagoas avançou sete posições, alcançando a nona posição no Brasil.
De acordo com o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, “esse resultado é fruto direto da política consistente do Governo de Alagoas para a ciência e a pós-graduação.
Desde 2015, essa política é consistente. A partir de 2022, na gestão Paulo Dantas, ela deu um verdadeiro salto, dobrando os recursos investidos. Isso garante a perenidade dos editais públicos e a confiança dos pesquisadores e da comunidade acadêmica.
Esses investimentos não apenas geram oportunidades para nossos jovens pesquisadores, mas fortalecem o sistema estadual de inovação, reduzindo as desigualdades regionais, e posicionando Alagoas como referência nacional em produção do conhecimento”.
Ainda de acordo com o ranking “o pilar de inovação possui peso 6,9% e é composto por Investimentos Públicos em P&D (pesquisa e desenvolvimento), Patentes, Bolsa de Mestrado e Doutorado, Estrutura de Apoio à Inovação,
Pesquisa Científica, Empresas de Alto Crescimento e Informação e Comunicação.
O documento destaca que Alagoas apresentou avanço em cinco dos sete indicadores do pilar, exibindo o maior crescimento relativo entre os estados: um salto de 10 colocações, alcançando a 5ª posição nacional. Houve, ainda, expressiva melhora em:
· Estrutura de Apoio à Inovação (+15 posições);
· Informação e Comunicação (+7 posições);
· Empresas de Alto Crescimento (+7 posições).
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
