CPMI do INSS: Alfredo Gaspar critica lentidão no combate ao maior roubo a aposentados e pensionistas
Segundo Gaspar, uma suposta omissão deixou a porta aberta para um roubo bilionário
A CPMI do INSS ouviu, nesta quinta-feira (02), o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho. Durante a oitiva, o relator, deputado federal Alfredo Gaspar, questionou a demora do órgão em suspender acordos de cooperação técnica com associações envolvidas na fraude contra aposentados e pensionistas. Segundo o parlamentar, essa omissão deixou a porta aberta para um roubo bilionário.
“A fome de roubar é maior do que a resposta do Estado. O Brasil tem uma máquina pública lenta, burocrática e infelizmente muito corrupta. No INSS, não houve integridade nem prevenção, e essa omissão abriu espaço para um desvio bilionário. E até agora falamos apenas dos descontos associativos, ainda vamos chegar aos consignados, que podem ser ainda mais graves”, afirmou o relator.
Alfredo Gaspar também lembrou que a própria Casa Civil reconheceu a demora da CGU. “Na época da Operação Sem Desconto, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse em alto e bom som que a CGU demorou. Em 2023, o Tribunal de Contas já havia alertado a CGU. Em 2024, o chefe do órgão já tinha conhecimento. Uma medida cautelar simples teria evitado um prejuízo de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões. Essa omissão custou caro ao povo brasileiro”, pontuou.
O relator reforçou ainda a gravidade do esquema e o compromisso da CPMI em buscar justiça. “Muita gente enriqueceu desviando dinheiro de aposentados e pensionistas. Esses criminosos precisam ser responsabilizados, o dinheiro devolvido e as vítimas ressarcidas. O INSS estava aberto para a corrupção, e o resultado foi o massacre financeiro de milhares de famílias”, completou.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
