PM reforça importância do cuidado e fortalece ações do Outubro Rosa na corporação
Manhã foi marcada por palestras que abordaram vários temas relacionados a esta campanha
O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No contexto do Outubro Rosa, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Lagom) do Centro Universitário Unima Afya promoveu um ciclo de palestras na manhã desta sexta-feira (2).
A ação foi voltada a aproximadamente 120 policiais militares femininas, incluindo cadetes, oficiais e praças, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como disseminar dados preventivos, ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde.
A tenente-coronel da PM, Morgana Fon, foi a veterana homenageada com o rito em que recebeu as honras por meio da continência militar. O ato é um gesto simbólico de reconhecimento, realizado em todas as solenidades, que visa homenagear àqueles que dedicaram anos de serviço à corporação.

A manhã foi marcada pelas palestras da médica ginecologista e obstetra, doutora Cristiane Ferreira; da coordenadora de Oncologia, doutora Caroline dos Anjos e da fonoaudióloga, que vivenciou a cura do câncer de mama, Vívian Maynart. As palestrantes abordaram temas como os exames anuais da mulher, sinais de alerta, desmistificação do tratamento e a importância da rede de apoio e da espiritualidade ao enfrentar a doença.
A mesa de honra do evento foi composta pela subdiretora de Saúde da PM, coronel Simur Lages; pela diretora de Enfermagem, coronel Joana d’Arc; pela diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; pela médica ginecologista e obstetra e docente da Unima Afya, Lusitânia Maria Barros e pela acadêmica de medicina, presidente da Lagom e sargento da PM, Renata Gerbase.
Campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização que procura alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama.
Mais recentemente, e considerando as estatísticas, a prevenção ao câncer de colo do útero também foi incluída na campanha.
Embora outubro tenha sido o mês escolhido para intensificar a conscientização, esta é uma preocupação que deve estar sempre presente, sendo recomendável que a mulher escolha uma data, por ano, para realização dos exames preventivos.

Veja também
Últimas notícias
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro volte ao cargo de escrivão
Bolsonaro e irmão ganham na quadra da Mega da Virada
Em aceno ao Congresso, Lula empenha quase todas as emendas de 2025
Homem é preso por tráfico de drogas durante ação policial em Maceió
Ex-delegado morto confrontou prefeito sobre licitação, diz servidora
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
