PM reforça importância do cuidado e fortalece ações do Outubro Rosa na corporação
Manhã foi marcada por palestras que abordaram vários temas relacionados a esta campanha
O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No contexto do Outubro Rosa, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Lagom) do Centro Universitário Unima Afya promoveu um ciclo de palestras na manhã desta sexta-feira (2).
A ação foi voltada a aproximadamente 120 policiais militares femininas, incluindo cadetes, oficiais e praças, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como disseminar dados preventivos, ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde.
A tenente-coronel da PM, Morgana Fon, foi a veterana homenageada com o rito em que recebeu as honras por meio da continência militar. O ato é um gesto simbólico de reconhecimento, realizado em todas as solenidades, que visa homenagear àqueles que dedicaram anos de serviço à corporação.

A manhã foi marcada pelas palestras da médica ginecologista e obstetra, doutora Cristiane Ferreira; da coordenadora de Oncologia, doutora Caroline dos Anjos e da fonoaudióloga, que vivenciou a cura do câncer de mama, Vívian Maynart. As palestrantes abordaram temas como os exames anuais da mulher, sinais de alerta, desmistificação do tratamento e a importância da rede de apoio e da espiritualidade ao enfrentar a doença.
A mesa de honra do evento foi composta pela subdiretora de Saúde da PM, coronel Simur Lages; pela diretora de Enfermagem, coronel Joana d’Arc; pela diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; pela médica ginecologista e obstetra e docente da Unima Afya, Lusitânia Maria Barros e pela acadêmica de medicina, presidente da Lagom e sargento da PM, Renata Gerbase.
Campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização que procura alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama.
Mais recentemente, e considerando as estatísticas, a prevenção ao câncer de colo do útero também foi incluída na campanha.
Embora outubro tenha sido o mês escolhido para intensificar a conscientização, esta é uma preocupação que deve estar sempre presente, sendo recomendável que a mulher escolha uma data, por ano, para realização dos exames preventivos.

Veja também
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
