PMAL troca comando da Academia Militar, mas nega ligação com fuga de major
Em nota oficial, a corporação afirmou que mudanças em cargos estratégicos são procedimentos rotineiros, com objetivo de “oxigenar a tropa e dinamizar a gestão
Dois meses após a tragédia que terminou com a morte de duas pessoas, sendo uma delas uma criança de apenas 10 anos, a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) anunciou, na última terça-feira (10), a substituição do comandante da Academia da PM, local onde o autor dos assassinatos estava preso e de onde ele conseguiu fugir no dia do crime. Segundo a PM, a alteração do comando não teria relação com a fuga do major Pedro Silva que, terminou fazendo cinco pessoas da própria família reféns, além de ter tirado as vidas do ex cunhado e do próprio filho.
Em nota oficial, a corporação afirmou que mudanças em cargos estratégicos são procedimentos rotineiros, com objetivo de “oxigenar a tropa e dinamizar a gestão no serviço policial militar”. A transferência do coronel Mário Xavier da Academia para o Comando de Policiamento Especializado (CPE) foi justificada pela experiência e capacitação do oficial na área operacional. Já o coronel Carlos Azevedo deixou o CPE para assumir a Academia, tendo, segundo a PM, histórico de bons resultados na gestão em funções anteriores.
Ainda de acordo com a nota, a medida também visa garantir maior isenção nas investigações sobre a fuga ocorrida no último fim de semana. A PM informou que seis militares foram transferidos em caráter excepcional, mas destacou que nenhum deles estava de serviço no dia em que o episódio aconteceu.
O caso envolvendo o major Pedro Silva ocorreu no dia 7 de junho, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió. O oficial, que estava preso por acusações de violência doméstica, conseguiu fugir da Academia da PM, foi até a residência da ex-companheira e manteve familiares como reféns. Durante a ação, matou o próprio filho de 10 anos e o ex-cunhado.
A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Após horas de negociação, três pessoas — duas mulheres e uma criança de dois anos — foram resgatadas com vida. O major foi morto durante a abordagem final do Bope, após reagir à rendição.
A Polícia Civil investiga os homicídios, a fuga e possíveis falhas na custódia do militar.
Veja a da PM nota na íntegra:
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) informa que movimentações em cargos estratégicos são atividades rotineiras na Corporação e visam oxigenar a tropa e dinamizar a gestão no serviço policial militar.
A respeito da movimentação publicada em Boletim Geral desta segunda-feira (9), transferindo o coronel Mário Xavier, da Academia de Polícia Militar (APM) para o Comando de Policiamento Especializado (CPE), foi considerado o currículo do oficial superior, que possui vasto conhecimento e capacidade técnica, além de cursos e capacitações voltados à área operacional.
Igualmente, a transferência do coronel Carlos Azevedo, do CPE para a APM, levou em conta os excelentes serviços prestados pelo oficial na atividade de gestão em cargos estratégicos desempenhados anteriormente. Dessa forma, o comando-geral acredita que ambos os oficiais farão um exímio trabalho em suas novas pastas. A medida deve também conferir maior isenção nas investigações a serem realizadas relativas à fuga de custodiado ocorrida no último final de semana.
A PM-AL esclarece ainda que os seis militares transferidos em caráter excepcional não têm relação com a mencionada fuga, uma vez que nenhum deles estava de serviço no dia em que o fato ocorreu. O termo “caráter excepcional” alude ao fato de que tais transferências se sucederam em data diferente da estabelecida usualmente para esse tipo de movimentação.
Últimas notícias
Alurb intensifica limpeza na orla marítima devido aos fortes ventos
Palestrante Pedro Paulo Luz lança dois livros que celebram o poder da boa comunicação
Teca Nelma cobra inclusão dos festivais do Bumba Meu Boi e do Coco de Roda no orçamento
Durval de Góes Monteiro terá trecho interditado para instalação de parte da passarela do Canaã
Agricultura familiar mostra sua força no encerramento do Circuito Regional de Feiras
Semarh prevê fim de semana de calor intenso e ventos fortes em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
