Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Evento acontece de 4 a 5 de outubro em diversas cidades do Planeta, com apoio local da Prefeitura de Maceió por meio da Sedigi
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital (Sedigi), participou neste sábado (4), da abertura do Nasa International Space Apps Challenge, o maior hackathon de inovação do mundo.
Realizado no Centro de Inovação de Jaraguá, o evento reúne 150 participantes em uma imersão de mais de 24 horas de aprendizado e criatividade, colocando a capital alagoana ao lado de mais de 400 cidades que promovem a maratona simultaneamente.
Ao longo do fim de semana, os participantes vão trabalhar intensamente em projetos que envolvem inteligência artificial, análise de dados, mudanças climáticas, exploração espacial e sustentabilidade.
As propostas mais promissoras poderão ganhar visibilidade internacional, ampliando oportunidades para talentos locais.

Durante a cerimônia, o secretário da Sedigi, Sergio Cavalcante, destacou o impacto da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.
“Este evento é muito mais do que uma maratona tecnológica. Ele cria oportunidades para que nossos jovens talentos possam desenvolver soluções criativas, amplia o ecossistema de startups, fortalece a economia digital e insere a cidade em uma rede internacional de ciência e tecnologia. É um passo importante para mostrar que o povo de Maceió tem potencial de competir em escala global, conectando ideias locais a desafios que afetam toda o planeta”, afirmou.

O líder local do hackathon, Jean Paul Neumann, ressaltou a importância do apoio da gestão municipal. “O município de Maceió acredita na inovação como vetor de desenvolvimento. O Nasa Space Apps Challenge vai muito além de uma competição. É um espaço de colaboração e criatividade que projeta nossa cidade no cenário internacional”, disse.

Criado pela Nasa em 2012, o Space Apps Challenge conecta milhares de pessoas em diferentes partes do mundo em busca de soluções criativas para desafios reais da ciência e da sociedade.
Os participantes utilizam dados abertos (gratuitos) fornecidos pela Nasa e outras agências espaciais. Após o hackathon, os melhores projetos serão selecionados para os prêmios globais e têm a chance de apresentar as soluções diretamente para a agência.
Últimas notícias
Casal russo tatua o filho de 1 ano para ganhar apartamento
Boi invade supermercado, corre atrás de açougueiro e causa tumulto em MG
Prêmio de R$ 95 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado (25)
Lula critica guerra em Gaza a inércia na criação do Estado palestino
Câmara homenageia Pai Marcos por liderança religiosa e trabalho social em Maceió
Empresa alemã faz piada com elevador utilizado por ladrões no Louvre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
