Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Evento acontece de 4 a 5 de outubro em diversas cidades do Planeta, com apoio local da Prefeitura de Maceió por meio da Sedigi
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital (Sedigi), participou neste sábado (4), da abertura do Nasa International Space Apps Challenge, o maior hackathon de inovação do mundo.
Realizado no Centro de Inovação de Jaraguá, o evento reúne 150 participantes em uma imersão de mais de 24 horas de aprendizado e criatividade, colocando a capital alagoana ao lado de mais de 400 cidades que promovem a maratona simultaneamente.
Ao longo do fim de semana, os participantes vão trabalhar intensamente em projetos que envolvem inteligência artificial, análise de dados, mudanças climáticas, exploração espacial e sustentabilidade.
As propostas mais promissoras poderão ganhar visibilidade internacional, ampliando oportunidades para talentos locais.

Durante a cerimônia, o secretário da Sedigi, Sergio Cavalcante, destacou o impacto da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.
“Este evento é muito mais do que uma maratona tecnológica. Ele cria oportunidades para que nossos jovens talentos possam desenvolver soluções criativas, amplia o ecossistema de startups, fortalece a economia digital e insere a cidade em uma rede internacional de ciência e tecnologia. É um passo importante para mostrar que o povo de Maceió tem potencial de competir em escala global, conectando ideias locais a desafios que afetam toda o planeta”, afirmou.

O líder local do hackathon, Jean Paul Neumann, ressaltou a importância do apoio da gestão municipal. “O município de Maceió acredita na inovação como vetor de desenvolvimento. O Nasa Space Apps Challenge vai muito além de uma competição. É um espaço de colaboração e criatividade que projeta nossa cidade no cenário internacional”, disse.

Criado pela Nasa em 2012, o Space Apps Challenge conecta milhares de pessoas em diferentes partes do mundo em busca de soluções criativas para desafios reais da ciência e da sociedade.
Os participantes utilizam dados abertos (gratuitos) fornecidos pela Nasa e outras agências espaciais. Após o hackathon, os melhores projetos serão selecionados para os prêmios globais e têm a chance de apresentar as soluções diretamente para a agência.
Últimas notícias
Polícia Civil prende homem suspeito de latrocínio que vitimou idosa em Marechal Deodoro
Prefeitura promove Tardezinha 60+ na Capelinha de Jaraguá no próximo dia 31
PM cumpre medida protetiva contra suspeito de crime sexual em Feira Grande
Emprega Mais Alagoas oferece 180 vagas gratuitas em cursos de qualificação
Brasil registra 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
