Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Evento acontece de 4 a 5 de outubro em diversas cidades do Planeta, com apoio local da Prefeitura de Maceió por meio da Sedigi
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital (Sedigi), participou neste sábado (4), da abertura do Nasa International Space Apps Challenge, o maior hackathon de inovação do mundo.
Realizado no Centro de Inovação de Jaraguá, o evento reúne 150 participantes em uma imersão de mais de 24 horas de aprendizado e criatividade, colocando a capital alagoana ao lado de mais de 400 cidades que promovem a maratona simultaneamente.
Ao longo do fim de semana, os participantes vão trabalhar intensamente em projetos que envolvem inteligência artificial, análise de dados, mudanças climáticas, exploração espacial e sustentabilidade.
As propostas mais promissoras poderão ganhar visibilidade internacional, ampliando oportunidades para talentos locais.

Durante a cerimônia, o secretário da Sedigi, Sergio Cavalcante, destacou o impacto da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.
“Este evento é muito mais do que uma maratona tecnológica. Ele cria oportunidades para que nossos jovens talentos possam desenvolver soluções criativas, amplia o ecossistema de startups, fortalece a economia digital e insere a cidade em uma rede internacional de ciência e tecnologia. É um passo importante para mostrar que o povo de Maceió tem potencial de competir em escala global, conectando ideias locais a desafios que afetam toda o planeta”, afirmou.

O líder local do hackathon, Jean Paul Neumann, ressaltou a importância do apoio da gestão municipal. “O município de Maceió acredita na inovação como vetor de desenvolvimento. O Nasa Space Apps Challenge vai muito além de uma competição. É um espaço de colaboração e criatividade que projeta nossa cidade no cenário internacional”, disse.

Criado pela Nasa em 2012, o Space Apps Challenge conecta milhares de pessoas em diferentes partes do mundo em busca de soluções criativas para desafios reais da ciência e da sociedade.
Os participantes utilizam dados abertos (gratuitos) fornecidos pela Nasa e outras agências espaciais. Após o hackathon, os melhores projetos serão selecionados para os prêmios globais e têm a chance de apresentar as soluções diretamente para a agência.
Últimas notícias
Após concluir quimioterapia, criança recebe homenagem da Latam em voo para Maceió
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
