Cultura

Secult reúne lideranças de matriz africana para alinhar celebrações do Dia da Consciência Negra

Encontro fortalece o diálogo entre governo e comunidades na preparação das homenagens a Zumbi dos Palmares

Por 7Segundos, com Assessoria 06/10/2025 10h10
Secult reúne lideranças de matriz africana para alinhar celebrações do Dia da Consciência Negra
Reunião discutirá propostas de valorização das tradições afro-brasileiras - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove nesta quarta-feira (9), às 9h30, uma reunião com líderes e religiosos de matriz africana. O encontro acontecerá na sala de reuniões da Secult, na Praça dos Martírios, em Maceió.

Encontro na capital alagoana tem como objetivo alinhar as ações que farão parte das celebrações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Durante a reunião, feita em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), serão discutidas propostas de programação, parcerias institucionais e ações de valorização das tradições afro-brasileiras, reafirmando o compromisso do Estado com o fortalecimento da identidade cultural e da memória do povo negro.

O secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, destacou a importância da escuta coletiva e da construção participativa das ações. “O Dia da Consciência Negra é um momento de reafirmar a nossa história e celebrar a resistência do povo negro. Essa reunião é fundamental para que possamos ouvir as lideranças e construir, juntos, uma programação que valorize as tradições, a fé e a cultura afro-brasileira em Alagoas”, afirmou Muniz.