Cidadania

Programas Corações da Paz e Coração Social promovem ação integrada de cidadania e prevenção à violência

Iniciativas passam a atuar em conjunto para ampliar o acesso de famílias mais vulneráveis às políticas públicas

Por 7segundos 11/10/2025 15h03
Programas Corações da Paz e Coração Social promovem ação integrada de cidadania e prevenção à violência
Iniciativas passam a atuar em conjunto para ampliar o acesso de famílias mais vulneráveis às políticas públicas - Foto: Reprodução

O Governo de Alagoas promoveu, neste sábado (11), uma ação conjunta entre os programas Corações da Paz e Coração Social com foco na promoção da cidadania e na prevenção à violência.

Sob gestão do governador Paulo Dantas, a integração visa aproximar serviços públicos da população mais vulnerável e impulsionar o desenvolvimento local por meio de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência, educação, esporte, cultura e lazer.

De iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a ONU-Habitat, o Coração Social identificou famílias em situação de maior vulnerabilidade por meio de buscas ativas.

Já o Corações da Paz, iniciativa da Seprev que faz atendimentos todos os sábados na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, no Vergel do Lago, passou a oferecer atendimento prioritário a esses grupos familiares, mantendo o atendimento aberto ao público em geral.

Segundo o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Seplag, Phelipe Vargas, o monitoramento das famílias em situação de vulnerabilidade foi iniciado no mês de abril, reunindo dados a partir da coleta com a população e da conversa assistida.

“Os agentes da ONU-Habitat passaram de casa em casa, conversando com as famílias e conhecendo suas maiores necessidades para encaminhá-las para o atendimento prioritário aqui do Corações da Paz”, afirmou.

A coordenadora de programas da ONU-Habitat, Paula Zacarias, explica que o Coração Social já mapeou 3.500 domicílios no Vergel do Lago, o que representa um terço das residências do bairro. A partir desse levantamento a Seprev viabilizou o transporte das pessoas mapeadas pelo Coração Social para que fossem atendidas hoje na Escola Maria Rita Lyra de Almeida.

“Identificamos cerca de 900 famílias que estão em maior situação de risco, baseados no Índice de Pobreza Multidimensional, que considera, além da renda, múltiplos indicadores de privação, como condições de saúde, educação e padrão de vida. Com essa ação integrada, garantimos que os serviços essenciais disponíveis no Corações da Paz cheguem realmente a quem mais precisa”, ressaltou Paula Zacarias.

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, destacou a importância da articulação entre o Corações da Paz e o Coração Social para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

“Quando diferentes programas do governo se unem, quem ganha é a população. Essa integração amplia o acesso a direitos, promove dignidade e fortalece a cultura de paz nas comunidades”, afirmou o titular.