Polícia

[Vídeo] Jacaré de quase dois metros que invadiu residência é regatado em Marechal Deodoro

Animal tentou atacar moradores, entre eles uma criança que brincava no local

Por 7segundos com assessoria 13/10/2025 11h11 - Atualizado em 13/10/2025 11h11
[Vídeo] Jacaré de quase dois metros que invadiu residência é regatado em Marechal Deodoro
Carlos agiu com rapidez e demonstrou conhecimento técnico - Foto: Reprodução

Um jacaré de 1,90 metro foi capturado por um policial científico, na noite desse domingo (12), após o réptil invadir uma residência e tentar atacar moradores, entre eles uma criança que brincava no local. O caso ocorreu no Povoado Malhadas, localizado no município de Marechal Deodoro, em Alagoas.

De acordo com informações policiais, diante da ameaça iminente, populares se mobilizaram, no entanto, foi a presença à paisana do policial científico que impediu um desfecho trágico.

Carlos Alexandre, que é servidor da Polícia Científica e técnico em Meio Ambiente, estava a caminho do trabalho quando foi surpreendido com o pedido de ajuda. Mesmo sem estar em serviço, ele não hesitou em ajudar.

“O pessoal sabia que eu tenho experiência com esse tipo de situação e me acionou. Como o jacaré estava estressado e ameaçando os moradores, havia o risco de que fosse morto pela população por medo. Não podia deixar isso acontecer”, relatou ele.

Carlos agiu com rapidez e demonstrou profundo conhecimento técnico e empatia, tanto com as pessoas quanto com o animal. Utilizando técnicas de resgate noturno de répteis de grande porte, ele conseguiu conter o jacaré com segurança, evitando que o animal ou alguém ficasse ferido.

“A técnica consiste em usar uma lanterna para desorientar o animal, pois ele tem visão frontal e pontos cegos. Com isso, consegui imobilizá-lo com uma corda, sem necessidade de instrumentos que possam machucá-lo. O segredo é agir com calma e respeito ao comportamento do bicho”, explicou o policial.

A operação foi registrada em vídeo e compartilhada por moradores, que acompanharam atônitos o resgate. O animal foi levado por Carlos Alexandre para um local seguro, e em seguida ele acionou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para concluir o procedimento de resgate e soltura do jacaré.

Mais do que um ato de coragem, a atitude de Carlos Alexandre é fruto de uma vida dedicada à preservação ambiental. Desde os nove anos, ele participa de programas do BPA e, em 2017, fundou o projeto “Tutores da Fauna e Flora” em Marechal Deodoro, que atua diretamente no resgate e proteção de animais silvestres em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o BPA.

“O que fiz ali foi parte do que sempre acreditei: proteger vidas, humanas e animais. Meu papel como servidor público vai além do expediente. Sempre que posso, estou à disposição da comunidade, principalmente quando se trata da nossa fauna silvestre, que muitas vezes é vítima do medo e da falta de informação”, afirmou Carlos.

A história viralizou nas redes sociais e emocionou internautas, não apenas pelo risco enfrentado, mas pela postura firme, técnica e compassiva do policial. Em tempos de tantas notícias negativas, o gesto de Carlos Alexandre lembra que ainda há quem lute, com preparo e empatia, por um convívio mais harmonioso entre a natureza e as pessoas.

O jacaré foi avaliado, não apresentava ferimentos e foi encaminhado pelo BPA a uma área de preservação ambiental adequada para sua soltura. Nenhum morador ficou ferido.