[Vídeo] Jacaré de quase dois metros que invadiu residência é regatado em Marechal Deodoro
Animal tentou atacar moradores, entre eles uma criança que brincava no local
Um jacaré de 1,90 metro foi capturado por um policial científico, na noite desse domingo (12), após o réptil invadir uma residência e tentar atacar moradores, entre eles uma criança que brincava no local. O caso ocorreu no Povoado Malhadas, localizado no município de Marechal Deodoro, em Alagoas.
De acordo com informações policiais, diante da ameaça iminente, populares se mobilizaram, no entanto, foi a presença à paisana do policial científico que impediu um desfecho trágico.
Carlos Alexandre, que é servidor da Polícia Científica e técnico em Meio Ambiente, estava a caminho do trabalho quando foi surpreendido com o pedido de ajuda. Mesmo sem estar em serviço, ele não hesitou em ajudar.
“O pessoal sabia que eu tenho experiência com esse tipo de situação e me acionou. Como o jacaré estava estressado e ameaçando os moradores, havia o risco de que fosse morto pela população por medo. Não podia deixar isso acontecer”, relatou ele.
Carlos agiu com rapidez e demonstrou profundo conhecimento técnico e empatia, tanto com as pessoas quanto com o animal. Utilizando técnicas de resgate noturno de répteis de grande porte, ele conseguiu conter o jacaré com segurança, evitando que o animal ou alguém ficasse ferido.
“A técnica consiste em usar uma lanterna para desorientar o animal, pois ele tem visão frontal e pontos cegos. Com isso, consegui imobilizá-lo com uma corda, sem necessidade de instrumentos que possam machucá-lo. O segredo é agir com calma e respeito ao comportamento do bicho”, explicou o policial.
A operação foi registrada em vídeo e compartilhada por moradores, que acompanharam atônitos o resgate. O animal foi levado por Carlos Alexandre para um local seguro, e em seguida ele acionou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para concluir o procedimento de resgate e soltura do jacaré.
Mais do que um ato de coragem, a atitude de Carlos Alexandre é fruto de uma vida dedicada à preservação ambiental. Desde os nove anos, ele participa de programas do BPA e, em 2017, fundou o projeto “Tutores da Fauna e Flora” em Marechal Deodoro, que atua diretamente no resgate e proteção de animais silvestres em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o BPA.
“O que fiz ali foi parte do que sempre acreditei: proteger vidas, humanas e animais. Meu papel como servidor público vai além do expediente. Sempre que posso, estou à disposição da comunidade, principalmente quando se trata da nossa fauna silvestre, que muitas vezes é vítima do medo e da falta de informação”, afirmou Carlos.
A história viralizou nas redes sociais e emocionou internautas, não apenas pelo risco enfrentado, mas pela postura firme, técnica e compassiva do policial. Em tempos de tantas notícias negativas, o gesto de Carlos Alexandre lembra que ainda há quem lute, com preparo e empatia, por um convívio mais harmonioso entre a natureza e as pessoas.
O jacaré foi avaliado, não apresentava ferimentos e foi encaminhado pelo BPA a uma área de preservação ambiental adequada para sua soltura. Nenhum morador ficou ferido.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
