Deseja doar sangue aos sábados? Veja onde estão os postos do Hemoal na capital e no interior
Voluntários podem escolher o horário e a unidade que melhor se adapte às suas necessidades
Você não dispõe de tempo para doar sangue de segunda a sexta-feira? Isto não é problema. Seja na capital ou no interior do Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta com unidades abertas aos sábados, das 7h às 17h.
No interior, é possível fazer a doação de sangue na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, situada próxima à Escola Alternativa. Na capital alagoana, o voluntário pode se dirigir à Unidade Via Expressa, que integra o Hemoal Maceió, e que está localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
"Com o funcionamento dessas unidades aos sábados, garantimos que as pessoas que estudam e trabalham, não fiquem impossibilitadas de realizar esse ato de solidariedade, ajudando a salvar a vida de quem precisa de transfusões. Lembrando que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde", ressalta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, o voluntário deve estar portando um documento oficial e original com foto, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
O doador deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação de sangue. É necessário comparecer ao posto de doação alimentado, mas deve ser evitado o consumo de alimentos gordurosos.
Para as pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Se for menor de 18 anos, só pode doar sangue acompanhado de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original.
Quanto ao voluntário que foi acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, a proibição para doar sangue é permanente.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
