Governo de Alagoas abre processo para seleção de gerentes especiais regionais
Seduc oferta 13 vagas para cargo em comissão, com seleção estruturada em quatro etapas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tornou público nesta sexta-feira (24) o edital do Processo Convocatório de Seleção Simplificada para o cargo, em comissão, de gerente especial regional. O objetivo é preencher 13 vagas nas Gerências Especiais de Educação (GEEs), conforme previsto na Lei Delegada nº 48/2022 e suas alterações.
O edital está disponível na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE) - pelo link diario.imprensaoficial.al.gov.br/ - ou no site www.educacao.al.gov.br.
As Gerências Especiais de Educação são mini representações da Seduc em todo o estado e são responsáveis por assegurar a qualidade da educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para a melhoria do desempenho escolar.
As GEEs também articulam ações entre as escolas e a Seduc e funcionam como uma ponte entre o Estado e os municípios, garantindo, assim, a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o regime de colaboração .
Podem participar da seleção os gestores gerais que estavam em efetivo exercício durante a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 em escolas das redes municipais ou estadual que alcançaram as maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dentro de cada GEE.
Serão convocadas, por regional, até duas unidades de cada etapa de ensino: anos iniciais, anos finais e ensino médio. O limite é de até seis candidatos por GEE. Em caso de empate, será considerada a nota padronizada para fins de desempate entre as escolas concorrentes. Apenas o gestor geral da unidade de ensino elegível poderá realizar a inscrição.
Os candidatos selecionados assumirão a gestão das GEEs nas seguintes regiões e municípios-sede: 1ª e 13ª – Maceió; 2ª – São Miguel dos Campos; 3ª – Palmeira dos Índios; 4ª – Viçosa; 5ª – Arapiraca; 6ª – Santana do Ipanema; 7ª – União dos Palmares; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; 10ª – Porto Calvo; 11ª – Piranhas; e 12ª – Rio Largo.

Fases e cronograma
A seleção será composta por quatro etapas eliminatórias:
A primeira consiste na inscrição online, disponível no site da Seduc. A manifestação de interesse é obrigatória para permanecer no processo.
Em seguida, os candidatos deverão enviar currículo, títulos e o plano de gestão para o biênio vigente, em formato digital, para análise da equipe avaliadora.
A terceira etapa envolverá estudo de caso presencial, com atividade aplicada no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa.
A última fase será uma entrevista individual, também no Cenfor, destinada a verificar perfil profissional e competências de liderança, gestão e articulação com foco em resultados.
Cronograma resumido
Inscrições: 03 a 07/11
Resultado da 1ª etapa: até 10/11
Envio do currículo e Plano: 10 a 11/11
Resultado da 2ª etapa: 17/11
Estudo de caso: 18 e 19/11
Resultado da 3ª etapa: 24/11
Entrevistas: 25 a 27/11
Homologação final: 04/12
Nomeações: a partir de 15/12
Cargo de gerente regional
Os gerentes especiais regionais selecionados terão como atribuições a articulação entre as unidades de ensino e a administração central da Seduc, gestão estratégica, mediação de conflitos, incentivo à inovação educacional e liderança de equipes.
O resultado final será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado, com previsão de nomeações a partir de 15/12/2025. Os gestores nomeados atuarão no biênio 2026-2027, em regime de dedicação exclusiva.
Todas as etapas não presenciais deverão ser acompanhadas pelo site oficial da Seduc: www.educacao.al.gov.br. Esclarecimentos sobre critérios, prazos, casos de eliminação e unidades convocadas por GEE estão disponíveis no edital, que pode ser acessado diretamente pelo link https://www.educacao.al.gov.br/avisos/4612-processo-convocatorio-de-selecao-simplicada-para-o-cargo-em-comissao-de-gerente-especial-regional.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
