Segurança

SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção

A SSP informou ainda que mantém contato direto com as forças de segurança do Rio de Janeiro para o compartilhamento de informações

Por Lane Gois 30/10/2025 15h03 - Atualizado em 30/10/2025 15h03
SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção
A SSP informou ainda que mantém contato direto com as forças de segurança do Rio de Janeiro para o compartilhamento de informações - Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) acompanha a identificação dos mais de 120 mortos na Operação Contenção, realizada no Rio de Janeiro, para verificar se entre eles está José Emerson da Silva, de 40 anos, conhecido como “Nem Catenga”, um dos criminosos mais procurados do estado.

Apontado como líder de uma facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas nas regiões da Cambona, Levada e Vila Brejal, em Maceió, Nem Catenga é considerado um dos nomes mais influentes do crime organizado local. Segundo a SSP, ele possui cinco mandados de prisão em aberto e teria fugido para o Rio de Janeiro, onde estaria escondido no Complexo do Alemão, sob a proteção do Comando Vermelho (CV).

De acordo com o coronel Patrick Madeiro, da SSP, o núcleo de inteligência será acionado assim que houver confirmação da identidade dos mortos e presos na operação fluminense.

“Estamos acompanhando o trabalho das autoridades do Rio. Caso algum foragido de Alagoas seja identificado, serão tomadas as medidas cabíveis”, afirmou o coronel em entrevista a uma emissora local.

A SSP informou ainda que mantém contato direto com as forças de segurança do Rio de Janeiro para o compartilhamento de informações e apoio nas investigações que buscam mapear a atuação de criminosos alagoanos fora do estado.

*Estagiário sob supervisão