Censo 2022: metade dos alagoanos com 10 anos ou mais vivia em união
Homens vivem em união em proporção maior que mulheres; Campo Grande lidera ranking municipal
Dados do Censo Demográfico 2022 sobre Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra, divulgados nesta quarta-feira (5) pelo IBGE, mostram que 50,3% das pessoas de 10 anos ou mais de idade em Alagoas viviam em união (casamento civil, religioso ou união estável) no ano de referência. O percentual é ligeiramente acima da média do Nordeste (49,5%) e próximo ao índice nacional, de 51,3%. Ao todo, 1.337.332 pessoas viviam em união no estado.
A pesquisa revela diferenças entre homens e mulheres nesse indicador. Entre os homens alagoanos, 53,1% viviam em união, enquanto entre as mulheres o percentual era de 47,9%. A diferença está associada, principalmente, à maior presença de viúvas e mulheres separadas, além de mulheres que nunca viveram em união, em comparação aos homens.
Destaques municipais
Entre os municípios, a proporção de pessoas que viviam em união variou de 46% a 58%. Os maiores percentuais foram registrados em Campo Grande (58,1%), Olho d’Água Grande (56,8%), Jequiá da Praia (56,3%), Feliz Deserto (56,2%) e Belo Monte (56,1%).Já os menores percentuais ocorreram em Campestre (46,4%), Delmiro Gouveia (46,6%), Capela (46,9%), Cajueiro (47,0%) e Inhapi (47,1%).
Uniões homoafetivas
O Censo 2022 contabilizou ainda as uniões homoafetivas no estado. Em Alagoas, 12.795 pessoas declararam viver em união com cônjuge do mesmo sexo, sendo 5.022 homens e 7.773 mulheres.
Domicílios unipessoais
O retrato conjugal em Alagoas convive com outro movimento relevante: o aumento de pessoas que moram sozinhas. Em 2022, o estado registrou 158.603 domicílios unipessoais, o que corresponde a 15,3% do total de domicílios particulares permanentes. O percentual é semelhante às médias do Brasil e do Nordeste, indicando que morar sozinho tem se tornado uma forma de organização domiciliar cada vez mais comum, sobretudo em áreas urbanas e entre pessoas idosas ou separadas.
Sobre os dados
O Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra traz informações referentes à nupcialidade das pessoas de 10 anos ou mais de idade, com desagregação por estado conjugal e natureza da união conjugal, além de dados de família detalhados por existência ou não de famílias conviventes, quantidade de componentes e composição familiar.
Os resultados estão desagregados também por idade, sexo, cor ou raça, grandes grupos de religiões declaradas, nível de instrução e classes de rendimento per capita, e serão disponibilizados para Brasil, grandes regiões, estados e municípios e outros recortes geográficos compostos a partir de municípios.
Últimas notícias
Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil
Polícia prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Rota Ecológica dos Milagres
Polícia Civil prende foragido condenado por homicídio e estupro praticado em 2002
Prefeito de Maragogi anuncia construção de moderna praça de alimentação no Carvão
Cantora e escritora Fernanda Takai visita o Gigantinhos Antares nesta quinta (6)
Fabio Costa comenta convocação de governador e secretário para depor na CPI do Crime Organizado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
