Censo 2022: metade dos alagoanos com 10 anos ou mais vivia em união
Homens vivem em união em proporção maior que mulheres; Campo Grande lidera ranking municipal
Dados do Censo Demográfico 2022 sobre Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra, divulgados nesta quarta-feira (5) pelo IBGE, mostram que 50,3% das pessoas de 10 anos ou mais de idade em Alagoas viviam em união (casamento civil, religioso ou união estável) no ano de referência. O percentual é ligeiramente acima da média do Nordeste (49,5%) e próximo ao índice nacional, de 51,3%. Ao todo, 1.337.332 pessoas viviam em união no estado.
A pesquisa revela diferenças entre homens e mulheres nesse indicador. Entre os homens alagoanos, 53,1% viviam em união, enquanto entre as mulheres o percentual era de 47,9%. A diferença está associada, principalmente, à maior presença de viúvas e mulheres separadas, além de mulheres que nunca viveram em união, em comparação aos homens.
Destaques municipais
Entre os municípios, a proporção de pessoas que viviam em união variou de 46% a 58%. Os maiores percentuais foram registrados em Campo Grande (58,1%), Olho d’Água Grande (56,8%), Jequiá da Praia (56,3%), Feliz Deserto (56,2%) e Belo Monte (56,1%).Já os menores percentuais ocorreram em Campestre (46,4%), Delmiro Gouveia (46,6%), Capela (46,9%), Cajueiro (47,0%) e Inhapi (47,1%).
Uniões homoafetivas
O Censo 2022 contabilizou ainda as uniões homoafetivas no estado. Em Alagoas, 12.795 pessoas declararam viver em união com cônjuge do mesmo sexo, sendo 5.022 homens e 7.773 mulheres.
Domicílios unipessoais
O retrato conjugal em Alagoas convive com outro movimento relevante: o aumento de pessoas que moram sozinhas. Em 2022, o estado registrou 158.603 domicílios unipessoais, o que corresponde a 15,3% do total de domicílios particulares permanentes. O percentual é semelhante às médias do Brasil e do Nordeste, indicando que morar sozinho tem se tornado uma forma de organização domiciliar cada vez mais comum, sobretudo em áreas urbanas e entre pessoas idosas ou separadas.
Sobre os dados
O Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra traz informações referentes à nupcialidade das pessoas de 10 anos ou mais de idade, com desagregação por estado conjugal e natureza da união conjugal, além de dados de família detalhados por existência ou não de famílias conviventes, quantidade de componentes e composição familiar.
Os resultados estão desagregados também por idade, sexo, cor ou raça, grandes grupos de religiões declaradas, nível de instrução e classes de rendimento per capita, e serão disponibilizados para Brasil, grandes regiões, estados e municípios e outros recortes geográficos compostos a partir de municípios.
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
