Agricultura familiar mostra sua força no encerramento do Circuito Regional de Feiras
Com nove etapas e participação de 96 cooperativas e associações, o evento gerou renda e fortaleceu o cooperativismo
Foram nove etapas, nove encontros com o melhor da agricultura familiar alagoana. O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou ao fim deixando um lastro de conquistas, aprendizado e valorização do trabalho dos pequenos produtores.
.jpg)
Ao todo, 96 cooperativas, associações e empreendimentos individuais de 35 municípios participaram da iniciativa, apresentando a diversidade e a qualidade dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores e agricultoras do estado. Mais do que um espaço de vendas, o Circuito se tornou uma vitrine do potencial produtivo da agricultura familiar, mostrando que o campo alagoano tem força, identidade e muito a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
“Encerramos o Circuito com a certeza de que a agricultura familiar de Alagoas vive um novo momento. Ao longo das nove etapas, vimos de perto a força, a criatividade e o compromisso dos nossos agricultores e agricultoras. Cada cooperativa, cada associação que participou ajudou a mostrar que o futuro do desenvolvimento rural passa pela organização e pelo cooperativismo. O Governo de Alagoas tem orgulho de promover iniciativas como essa, que geram renda e fortalecem o interior do estado”, afirmou Marcelo Melo, secretário da Agricultura e Pecuária.
De Arapiraca a Porto Calvo, passando por Penedo, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Coruripe, cada etapa foi uma oportunidade de gerar renda, abrir novos mercados e fortalecer laços entre quem produz e quem consome.
As feiras também se consolidaram como ponto de encontro entre cooperativas, instituições parceiras e comunidades, um verdadeiro movimento de fomento em prol do cooperativismo e da economia solidária.
“Foi incrível, foi um ano cheio de crescimento, de muitas oportunidades e de visibilidade para nossos produtos. Passar por todos os municípios do Circuito foi muito importante para nós, porque conseguimos expandir nossa comercialização, fidelizar clientes e mostrar que produtos naturais, sem conservantes e sem agrotóxicos valem a pena de ser consumidos”, comemorou Elecarim Lopes, da Chips da Terra, pequena empresa que produz chips a partir de banana-da-terra.
.jpg)
O Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), segue comprometido em ampliar esse trabalho, oferecendo apoio técnico, capacitação e novas estratégias de comercialização, para que cada empreendimento avance ainda mais. E para isso, durante a execução de todo o evento, contou com a parceria da Unicafes/AL e de prefeituras municipais.
“O Circuito Regional de Feiras cumpriu seu papel de fortalecer a economia solidária em Alagoas. A cada edição, vimos empreendimentos crescerem, ampliarem mercados e gerarem renda de forma colaborativa. Mais do que um espaço de vendas, as feiras se consolidaram como ambientes de networking, de troca de experiências, de saberes e sabores, onde produtores, consumidores e parceiros puderam construir novas oportunidades. O engajamento dos municípios, a participação do público e os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo de um desenvolvimento mais justo”, concluiu o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Benedito Júnior.

Próximo capítulo: Feira Alagoana
O encerramento do Circuito abre caminho para um novo e importante evento, a 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e do Cooperativismo, que promete reunir entre os dias 13 e 16 de novembro, no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió, o que há de melhor produzido pelos pequenos agricultores.
O evento é promovido pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), pelo Consórcio Nordeste, contando com a realização conjunta da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas –Unicafes/AL.

A segunda edição do evento deve beneficiar aproximadamente 100 famílias vinculadas aos empreendimentos de agricultores familiares, cooperativas, além de movimentos sociais da reforma agrária.
A iniciativa integra o Circuito Nordestino de Feiras, que percorre os estados da região, e será finalizado no Maranhão com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). O evento finaliza o ano para as cooperativas e associações, reunindo expositores e agricultores de todos os estados da região Nordeste.
Últimas notícias
Alurb intensifica limpeza na orla marítima devido aos fortes ventos
Palestrante Pedro Paulo Luz lança dois livros que celebram o poder da boa comunicação
Teca Nelma cobra inclusão dos festivais do Bumba Meu Boi e do Coco de Roda no orçamento
Durval de Góes Monteiro terá trecho interditado para instalação de parte da passarela do Canaã
Agricultura familiar mostra sua força no encerramento do Circuito Regional de Feiras
Semarh prevê fim de semana de calor intenso e ventos fortes em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
