Meio ambiente

Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho

Pontos de Maceió e Maragogi estão entre os locais com restrição para banhistas

Por 7Segundos 07/11/2025 18h06 - Atualizado em 07/11/2025 19h07
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Levantamento do IMA mostra trechos do litoral alagoano com qualidade de água inadequada para banho - Foto: Reprodução

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou, nesta sexta-feira (7), um novo boletim de balneabilidade que revela a condição imprópria para banho em 13 pontos do litoral alagoano. As coletas foram realizadas nos dias 4 e 5 de novembro.

De acordo com o levantamento, entre os locais considerados impróprios estão trechos do litoral de Maceió e Maragogi. A capital concentra o maior número de áreas inadequadas, totalizando seis pontos, principalmente nas praias da Avenida, Pontal da Barra, Jatiúca e Cruz das Almas.

No litoral Norte, dois pontos em Maragogi, próximos à foz dos rios Salgado e Maragogi, foram classificados como impróprios. Já no litoral Sul, o relatório aponta restrição na Prainha do Rio São Francisco, em Penedo, e no Rio Niquim, na Barra de São Miguel.

O IMA recomenda que banhistas evitem o mar nas 24 horas seguintes às chuvas, especialmente em áreas próximas à foz de rios e canais, onde há maior risco de contaminação por esgoto doméstico. O órgão também alerta para o cuidado com crianças, mais suscetíveis a infecções.

Confira os trechos impróprios:

LITORAL SUL

Prainha do Rio São Francisco/ Av. Beira Rio,552 - Centro

Rio Niquim/ Barra se São Miguel, ±300m da Foz

PRAIAS DE MACEIÓ

Praia do Pontal da Barra/Av. Assis Chateaubriand, ao BOPE

Praia do Pontal da Barra/Av. Assis Chateaubriand, frente ao SINDIFISCO

Praia do Pontal da Barra/Av. Assis Chateaubriand, ±500m ao Norte do Emissário da CASAL

Praia da Avenida/Av. da Paz, frente ao Posto SHELL

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia

Praia de Jatiúca/Av. Álvaro Otacílio, frente ao Hotel Maceió Atlantic

Praia de Cruz das Almas/ Av. Eustáquio Gomes, frente ao Condomínio Solari

Rio Pratagy/Ponte AL-101, Norte

LITORAL NORTE

Praia de Maragogi/Frente à Foz do Rio Salgado

Praia de Maragogi/Foz do Rio Maragogi, AL-101 Norte

Praia de Maragogi/Frente à Foz do Rio Persinunga