Acidentes

“Cenário de guerra”: diz coronel dos Bombeiros sobre destruição após tornado no Paraná

As autoridades ainda contabilizam os danos, enquanto equipes reforçam o apoio à população afetada nas áreas mais atingida

Por 7Segundos 08/11/2025 10h10 - Atualizado em 08/11/2025 10h10
“Cenário de guerra”: diz coronel dos Bombeiros sobre destruição após tornado no Paraná
As autoridades ainda contabilizam os danos, enquanto equipes reforçam o apoio à população afetada nas áreas mais atingida - Foto: reprodução



Cinco pessoas morreram e ao menos 130 ficaram feridas, 30 em estado grave  após a passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no oeste do Paraná, na noite desta sexta-feira (7). A tempestade deixou um rastro de destruição, com casas destelhadas, árvores arrancadas e postes de energia derrubados.

Com a alta demanda por atendimento, um hospital de campanha foi montado no município, mas muitas vítimas precisaram ser transferidas para cidades vizinhas. Em outras regiões do estado, rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h.

O governador Ratinho Junior informou que equipes da Defesa Civil e das forças de segurança estão mobilizadas para prestar suporte e acompanhar os efeitos do desastre.

Em entrevista ao J10, o coronel Jonas Emanuel Pinto, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o trabalho de busca e resgate segue intenso e descreveu a situação como devastadora:

“Estamos trabalhando na busca e no resgate em estruturas colapsadas. No momento, a prioridade é a busca e o salvamento. O cenário é de guerra, um desastre total. Apesar da informação de que a quantidade de vítimas esteja estabilizada, trabalhamos com a possibilidade de aumento. Não iremos parar até termos plena certeza de que não há mais ninguém desaparecido ou sob os escombros.”

As autoridades ainda contabilizam os danos, enquanto equipes reforçam o apoio à população afetada nas áreas mais atingidas.