Prazo para contestar descontos indevidos no INSS termina nesta sexta (14)
Casa de Direitos de Maceió já auxiliou 2.635 aposentados e pensionistas sobre valores descontados sem autorização
Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios do INSS têm até a próxima sexta-feira, 14 de novembro, para contestar os débitos não autorizados. A contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados e pode ser feita gratuitamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho.
Desde o dia 1º de maio, a Casa de Direitos, que integra a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), já auxiliou 2.635 pessoas a verificarem a existência de descontos indevidos nos benefícios previdenciários. A ação é conduzida pela equipe do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), que realiza consultas detalhadas ao extrato previdenciário para identificar possíveis cobranças feitas por entidades associativas sem a devida autorização do beneficiário.
Quando é constatada alguma irregularidade, o NAT encaminha o pedido de restituição dos valores. “Realizamos a verificação dos extratos de pagamento e identificamos se houve descontos não autorizados. Quando constatada a cobrança indevida, entramos imediatamente com o pedido de restituição dos valores”, explica a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima.
Na Casa de Direitos, o segurado recebe suporte completo para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal. O reembolso é depositado diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial. A adesão é essencial para que o segurado receba o valor de volta.

“Aqui na Casa de Direitos prestamos toda a assistência necessária, desde a consulta até a formalização do pedido, garantindo que as vítimas dessa fraude tenham os valores restituídos”, reforça Amanda Lima.
O atendimento na Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Para ser atendido, o segurado deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e os dados de acesso à conta Gov.br. Caso não possua a conta ou tenha esquecido a senha, a equipe também oferece suporte para regularização do acesso.
Últimas notícias
Feira da Agricultura Familiar e do Cooperativismo chega à sua 2ª edição
COP30: negociações começam após acordo sobre a Agenda de Ações
Sevidores da Prefeitura de Maceió precisam abrir contas no BRB para recebimento de salários
Ronaldo Lessa participa da entrega de 156 títulos de propriedade em Maribondo
Polícia Civil apura circunstâncias de acidente que vitimou radialista no Agreste de AL
Deputado Fabio Costa participa de fórum internacional sobre segurança pública
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
