“Doa a quem doer, são narcoterroristas”, defende Castro sobre facções
Governador disse que pessoas citam possíveis invasões dos EUA “para defender bandido” depois de recuo de Derrite sobre PL Antifacção
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse, nesta quarta-feira (12/11), que “doa a quem doer”, irá chamar facções criminosas de “organizações narcoterroristas”. A declaração se deu depois da pressão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o relator do projeto Antifacção (5582/2025), Guilherme Derrite (PP-SP), não inclua condutas desses grupos armados na Lei Antiterrorismo.
Castro participou da sessão solene do Congresso Nacional em homenagem à megaoperação realizada nas comunidades da Penha e do Complexo do Alemão contra o Comando Vermelho no final de outubro. Ao todo, a ação das forças de segurança do Estado deixaram 121 mortos, dentre eles, quatro policiais, cujas famílias receberam homenagens dos parlamentares, dentre eles, Derrite.
Inicialmente, o deputado, que foi exonerado do cargo de secretário de Segurança Pública do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para relatar a proposta, queria mudar a lei de combate a grupos extremistas, como era inicialmente pleiteado pela oposição. O relator, no entanto, recuou das alterações e decidiu apresentar um projeto de lei atônomo, ou seja, sem alterar a lei já existente.
“Facção é algo dos anos de 2000, 2001, 2002, naquela época que podia falar de facção no país. Talvez nos anos 80, 90, a gente pudesse falar em quadrilha, pudesse falar em facção. Doa a quem doer, são organizações narcoterroristas, nacionais e transnacionais”, disse o governador do Rio.
A equiparação de facções criminosas a grupos terroristas é apontada por especialistas como um limitador para investimentos externos em cidades que tenham a presença desses grupos armados- como o Rio de Janeiro- e que poderia criar uma brecha para a intervenção de outros países no Brasil.
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
