Política

Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base

A avaliação de governistas é de que o debate no Senado deve ser mais técnico e menos polarizado

Por Felipe Ferreira 19/11/2025 12h12
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Renan Calheiros e o presidente Lula - Foto: Agência Brasil

Aliados do presidente Lula (PT) esperam reverter a derrota sofrida pelo governo, durante aprovação do PL Antifacção nessa terça-feira (18), no Senado Federal. A expectativa é que o debate seja conduzido de forma mais técnica e sem politização.

O principal ponto que os senadores querem derrubar trata dos recursos provenientes de bens apreendidos pela Polícia Federal de facções e milícias para fundos estaduais.

Atualmente, os bens apreendidos vão diretamente para o orçamento da PF. Com a mudança, senadores da base acreditam que o funcionamento da corporação deve ser altamente impactado.

Entre os senadores que irão bater de frente contra o PL Antifacção está o alagoano Renan Calheiros. Nas redes sociais, o senador criticou a articulação do projeto que contou com a participação do deputado federal Arthur Lira e do ex-deputado Eduardo Cunha.

Mesmo com o projeto voltando para a Câmara, em razão de eventuais alterações, o governo acredita que o clima estará mais propício para uma vitória da base.