Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Nova lei autoriza Estado a usar créditos judiciais, ativos públicos e receitas futuras para abater passivos com a União
O governador Paulo Dantas sancionou a Lei nº 9.721/2025, publicada no Diário Oficial, que autoriza Alagoas a aderir ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (PROPAG), iniciativa do governo federal voltada à renegociação de dívidas estaduais, reorganização fiscal e redução do estoque de passivos da federação.
A lei representa uma das medidas econômicas mais amplas dos últimos anos em Alagoas, pois não apenas permite a renegociação da dívida com a União, como também autoriza o Estado a usar créditos judiciais, bens públicos, receitas futuras e ativos estratégicos como garantia ou pagamento direto dos débitos. Entre os ativos listados, destacam-se créditos da Ação Civil Originária 3132, que envolve indenizações relacionadas à antiga Companhia Energética de Alagoas (CEAL).
O texto ainda determina a criação de um Comitê Interinstitucional, composto por representantes do Executivo, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Procuradoria-Geral do Estado. O grupo será responsável por acompanhar e fiscalizar cada etapa da adesão ao programa, garantindo transparência e controle sobre as ações.
Além da renegociação, o PROPAG impõe um novo conjunto de regras fiscais, como limite de crescimento das despesas primárias, controle de gastos correntes e exigência de metas de sustentabilidade. Na prática, significa que o Estado passa a operar sob um modelo de austeridade monitorada, com metas anuais obrigatórias.
De acordo com o governo, a adesão permitirá “melhorar o ambiente fiscal, ampliar a capacidade de investimento público e reduzir pressões sobre o orçamento estadual”. No entanto, economistas avaliam que o impacto real dependerá de como os ativos serão utilizados e quais medidas complementares serão adotadas para evitar desequilíbrios futuros.
Últimas notícias
Motociclista fica desacordado após acidente com três ocupantes em moto no interior de Alagoas
Léo Móveis comemora 43 anos e projeta forte expansão de mercado
Após anunciar desistência, Kelmann Vieira recua e confirma pré-candidatura
Motorista perde controle de BMW e derruba coqueiro na orla de Jatiúca, em Maceió
Princípio de incêndio é registrado em galeteria no bairro da Ponta Grossa
Anvisa autoriza retomada de produção na Ypê e produtos feitos a partir de 1º de abril
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
