Lula diz que biodiesel refinado da Petrobras “dá até para beber”
Lula afirmou que pretende levar combustível verde brasileiro à Europa, visando derrubar barreiras impostas por fabricantes de motores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24), durante discurso em um fórum empresarial em Moçambique, que o biodiesel refinado produzido pela Petrobras “dá até para beber”. O petista defendeu que o Brasil amplie sua cartela de exportação de combustíveis e quer testar o produto nacional na Alemanha, visando derrubar barreiras impostas pelos fabricantes do continente.
“Há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo, e os fabricantes de motor sempre recusam, inventando um monte de coisa. Não existe mais isso. Com um agravante: a Petrobras está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com o diesel. Sai um diesel melhor que qualquer outro. Dá até para beber, [Fernando] Haddad. Os carros bebem, e bebem muito”, brincou o petista, citando seu ministro da Fazenda.
Nesse sentido, Lula afirmou que levará o biodiesel brasileiro para a Hannover Messe, maior feira industrial do mundo, marcada para abril de 2026. O convite para participação do Brasil como convidado de honra foi feito neste mês pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.
“Eu quero ir lá para provar qual é a gasolina e qual é o óleo diesel que emite menos CO² no Planeta Terra, quero provar que é o brasileiro. (…) Quero fazer o teste na Alemanha, com a direção da Mercedes Benz, porque há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo e os fabricantes de motor se recusam inventando um monte de coisa”, disse Lula.
Apesar do trecho sobre a Europa, o petista focou seu discurso à África, de onde discursou. “Nós devemos muito ao continente africano. E você não pode pagar isso em dinheiro, deve pagar com amizade, solidariedade, com transferência de tecnologia… A Petrobras já esteve em muitos países africanos, as empresas de engenharia brasileiras estiveram em quase todos os países africanos”, disse Lula.
O petista, então, destacou seu desejo de ampliar a atuação brasileira no agronegócio africano, focando também nos combustíveis verdes. “Estou de volta [a Moçambique] e trouxe com esta equipe cinco coisas muito importantes. Uma delas é trazer a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pra cá. Sonhava criar na Savana africana a mesma virtude produtiva do cerrado brasileiro. Produzir o que era novidade naquele tempo, o biodiesel, o etanol”, comentou.
Últimas notícias
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Incêndio atinge veículo na Avenida Juca Sampaio, em Maceió
TJAL realiza casamento coletivo e oficializa união de 261 casais
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no povoado Folha Miúda, em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
