Museu Palácio Floriano Peixoto inaugura exposição “Acordelados”: cerâmica e cultura popular
Mostra reúne mais de 70 obras autorais e celebra a força coletiva do Ateliê Casa Artífice
O Museu Palácio Floriano Peixoto recebe, a partir de 1º de dezembro de 2025, a exposição “Acordelados: cerâmica e cultura popular”, promovida pelo Ateliê Casa Artífice. A mostra destaca a técnica ancestral do acordelado, presente tanto no fazer humano quanto no de animais ceramistas, como o joão-de-barro e a vespa-oleira, e que simboliza construção, união e continuidade.
Fundado em 2017, pelo professor e mestre João Carlos, o Ateliê Casa Artífice reúne, nesta edição, mais de 40 expositores e apresenta ao público mais de 70 esculturas cerâmicas autorais, celebrando a cultura popular, o fazer manual e o encontro entre tradições, afetos e narrativas.
A abertura acontecerá no dia 1º de dezembro, das 15h às 18h, no equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). As visitas seguem até 12 de dezembro, sempre das 9h às 16h.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou o papel da exposição para fortalecer a relação entre arte, memória e identidade alagoana.
“A exposição revela a potência do fazer coletivo e da criatividade popular. É uma honra para o Governo de Alagoas abrir as portas do Museu Palácio Floriano Peixoto para uma mostra que dialoga tão profundamente com nossas raízes. Seguimos firmes, com o compromisso do governador Paulo Dantas, no trabalho de valorizar nossos artistas, nossas tradições e a força cultural do nosso povo”, disse.
Para a supervisora do Museu Palácio, Cecília Melo, a exposição fortalece não apenas o espaço museal, mas também a relação do público com a cerâmica como expressão de identidade.
“O Palácio tem sido cada vez mais um lugar de encontro e criação. Receber o Ateliê Casa Artífice é reafirmar o museu como espaço vivo, onde memórias se conectam ao presente por meio das mãos de quem molda história. Será uma experiência inspiradora para todos que visitarem”, destacou.
A exposição é gratuita e aberta ao público.
Últimas notícias
Obra social católica recebe consultório odontológico financiado por emendas de Leonardo Dias
Moradores fecham via no bairro do Bom Parto em protesto contra falta d'água
Jovem de 18 anos morre após ser atingido por caçamba durante coleta de lixo em Piranhas
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Funcionárias são assassinadas a tiros dentro do Cefet Maracanã, no Rio
Fies 2025: Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
