Sancionada lei de autoria da Deputada Gabi Gonçalves que institui a Semana Estadual da Acessibilidade
A nova legislação determina que o evento será realizado anualmente entre os dias 2 e 6 de dezembro
A deputada estadual Gabi Gonçalves celebrou a publicação da Lei nº 9.714, que institui oficialmente a Semana Estadual da Acessibilidade no Estado de Alagoas. A nova legislação determina que o evento será realizado anualmente entre os dias 2 e 6 de dezembro, reforçando o compromisso do estado com a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
A Lei nº 9.714 estabelece uma programação ampla, educativa e totalmente voltada à conscientização social. Durante a Semana Estadual da Acessibilidade, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
I – Palestras sobre anticapacitismo: debates sobre preconceitos e discriminações vivenciados por pessoas com deficiência, promovendo uma cultura de empatia, respeito e enfrentamento às práticas capacitistas.
II – Workshops e exposições de tecnologias assistivas: demonstrações de recursos, ferramentas e inovações que impulsionam autonomia, acessibilidade e inclusão.
III – Cursos introdutórios de Libras: formações voltadas ao público em geral e a profissionais da educação, incentivando a comunicação acessível por meio da Língua Brasileira de Sinais.
IV – Campanhas de conscientização: ações educativas para reforçar a importância da acessibilidade em espaços públicos e privados, incentivando adaptações e a eliminação de barreiras arquitetônicas e atitudinais.
De acordo com o Art. 3º da Lei nº 9.714, todas as atividades serão conduzidas por profissionais capacitados, incluindo pessoas com deficiência, especialistas em acessibilidade e inclusão, e representantes de organizações da sociedade civil que trabalham diretamente com a pauta.
Para a deputada Gabi Gonçalves, a Lei nº 9.714, de 07 de Novembro de 2025, é um marco importante na luta pela inclusão: “A acessibilidade deve ser prioridade. Com a Semana Estadual da Acessibilidade, damos um passo firme rumo a um Estado mais acolhedor, justo e igual para todos”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
