Sancionada lei de autoria da Deputada Gabi Gonçalves que institui a Semana Estadual da Acessibilidade
A nova legislação determina que o evento será realizado anualmente entre os dias 2 e 6 de dezembro
A deputada estadual Gabi Gonçalves celebrou a publicação da Lei nº 9.714, que institui oficialmente a Semana Estadual da Acessibilidade no Estado de Alagoas. A nova legislação determina que o evento será realizado anualmente entre os dias 2 e 6 de dezembro, reforçando o compromisso do estado com a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
A Lei nº 9.714 estabelece uma programação ampla, educativa e totalmente voltada à conscientização social. Durante a Semana Estadual da Acessibilidade, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
I – Palestras sobre anticapacitismo: debates sobre preconceitos e discriminações vivenciados por pessoas com deficiência, promovendo uma cultura de empatia, respeito e enfrentamento às práticas capacitistas.
II – Workshops e exposições de tecnologias assistivas: demonstrações de recursos, ferramentas e inovações que impulsionam autonomia, acessibilidade e inclusão.
III – Cursos introdutórios de Libras: formações voltadas ao público em geral e a profissionais da educação, incentivando a comunicação acessível por meio da Língua Brasileira de Sinais.
IV – Campanhas de conscientização: ações educativas para reforçar a importância da acessibilidade em espaços públicos e privados, incentivando adaptações e a eliminação de barreiras arquitetônicas e atitudinais.
De acordo com o Art. 3º da Lei nº 9.714, todas as atividades serão conduzidas por profissionais capacitados, incluindo pessoas com deficiência, especialistas em acessibilidade e inclusão, e representantes de organizações da sociedade civil que trabalham diretamente com a pauta.
Para a deputada Gabi Gonçalves, a Lei nº 9.714, de 07 de Novembro de 2025, é um marco importante na luta pela inclusão: “A acessibilidade deve ser prioridade. Com a Semana Estadual da Acessibilidade, damos um passo firme rumo a um Estado mais acolhedor, justo e igual para todos”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
