Polícia

Operação contra organização criminosa cumpre mandados em AL, PE, RN e RO; advogada é presa

Profissional foi flagrada com bilhetes enviados por grupo para presos

Por 7Segundos com Ascom PF 10/12/2025 15h03 - Atualizado em 10/12/2025 15h03
Operação contra organização criminosa cumpre mandados em AL, PE, RN e RO; advogada é presa
Mandados da FICCO foram cumpridos em quatro estados, incluindo Alagoas, na operação que mira núcleo de comando de facção criminosa - Foto: Ascom PF

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou, nesta quarta-feira (10), a operação “Treme Tudo”, que também alcançou o estado de Alagoas. Ao todo, a Justiça expediu 15 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão para cumprimento nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Rondônia.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma advogada foi presa em flagrante, suspeita de repassar bilhetes de líderes da facção detidos em unidades prisionais. Segundo a investigação, ela utilizava a profissão para facilitar a comunicação interna da organização.

A operação tem como alvo integrantes do núcleo estratégico de uma facção criminosa com atuação interestadual. Conforme a FICCO, o grupo desempenhava papel central no comando de ações violentas, tráfico de drogas e armas, além da gestão financeira da estrutura criminosa. Os investigadores identificaram ainda elementos que relacionam membros desse núcleo a 11 homicídios e uma tentativa de homicídio, registrados principalmente em 2025.

Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante. Armas, munições e dinheiro em espécie também foram apreendidos. A Justiça determinou ainda o bloqueio de valores em contas bancárias de dezenas de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro destinado a ocultar bens oriundos das atividades ilícitas.

A FICCO/RN é formada pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal do Rio Grande do Norte, atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.