Comprovante de residência será obrigatório para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Documento pode ser solicitado gratuitamente nas Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca
Para ampliar a segurança e padronizar o modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o país, o Governo Federal passou a exigir um comprovante de residência atualizado para quem solicitar o documento. A nova etapa entra em vigor em Alagoas no próximo dia 15 de dezembro, e vale também para os atendimentos realizados nas Casas de Direitos, unidades coordenadas pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev).
De acordo com a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, a medida ajuda a tornar o atendimento mais rápido e evita pendências que, muitas vezes, impedem a conclusão do processo. “O objetivo é garantir mais segurança e precisão na identificação dos cidadãos. O comprovante de residência será anexado junto aos demais documentos pessoais do requerente, evitando pendências e garantindo maior agilidade no atendimento”, explica.
A coordenadora reforça que a emissão da carteira de identidade realizada na Casa de Direitos permanece gratuita, mas orienta que os usuários estejam atentos às novas regras e confiram com antecedência a validade dos comprovantes para não comprometer o atendimento. “O serviço continua o mesmo. O usuário deve comparecer à Casa de Direitos munido da Certidão de Nascimento ou Casamento, do CPF, e, agora, do Comprovante de Residência. Lembrando que o processo que não atender aos pré-requisitos será cancelado”, completa Amanda Lima.

Caso a pessoa tenha interesse, também é possível incluir outros dados, como o número da CNH, NIS, PIS/PASEP e Título de Eleitor, bastando apresentar o documento original. Para pessoas em situação de rua, será cadastrado o endereço do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona como ponto de apoio para pessoas que utilizam espaços públicos como lugar de moradia.
Atendimento
Para quem busca esse atendimento, a Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Mirante do Jacintinho. Em Arapiraca, o atendimento ocorre no mesmo horário, na Rua Manoel Marcelino, s/n, bairro Itapoã.
Veja também
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
