Casa de Direitos de Maceió e Arapiraca facilita regularização gratuita do CPF
Atendimento é realizado por meio do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio das Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca, tem ampliado o acesso da população à regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com o apoio do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, os equipamentos oferecem diversos serviços gratuitos relacionados ao documento.
Em funcionamento há um ano na Casa de Direitos, o PAV tem como objetivo facilitar a vida dos cidadãos que necessitam resolver pendências com o documento, que é indispensável para a identificação pessoal e o acesso a políticas públicas e benefícios sociais. A iniciativa aproxima o atendimento da Receita Federal da população de forma prática e gratuita.
Entre os serviços oferecidos no local estão a consulta da situação cadastral do CPF (que pode estar regular, suspenso, cancelado ou pendente de regularização), inscrição de primeira via, emissão da segunda via, atualização de dados, regularização do cadastro, entre outros. Todos os procedimentos são realizados sem necessidade de agendamento prévio.
A interlocutora do PAV em Maceió, Josy Carvalho, ressalta a importância da parceria para os cidadãos. “Grande parte das pessoas que chega até nós traz a preocupação com a situação do CPF, já que ele é indispensável para acessar benefícios e serviços básicos. A Casa de Direitos facilita a resolução dessas demandas, garantindo cidadania e inclusão”, destacou a interlocutora.
Josy Carvalho destaca ainda que, embora os serviços referentes ao CPF estejam disponíveis online, nem todos conseguem acessá-los pela internet. “A Casa de Direitos garante que todos, independentemente do conhecimento tecnológico ou de dificuldades de agendamento, possam resolver suas pendências de forma presencial, segura e com auxílio especializado”, completou.
Para quem precisa regularizar o CPF, a Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Mirante do Jacintinho. Em Arapiraca, o atendimento ocorre no mesmo horário, na Rua Manoel Marcelino, s/n, bairro Itapoã. Todos os serviços são gratuitos e não é necessário agendamento prévio para a maioria dos atendimentos.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
