Política

Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria

O líder do governo no Senado articulou a aprovação do projeto em troca do andamento de pautas econômicas

Por Felipe Ferreira 18/12/2025 09h09 - Atualizado em 18/12/2025 09h09
Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria
Renan Calheiros e Lula - Foto: assessoria

O presidente Lula (PT) teria ficado “extremamente incomodado” com o acordo articulado pelo líder do governo no Senado Federal em prol da aprovação do PL da Dosimetria. A negociata foi exposta pelo senador Renan Calheiros (MDB) durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Aliados do presidente revelaram à imprensa que Lula foi contrariado, já que teria orientado pela rejeição do texto. O petista, segundo contam os interlocutores, deve vetar o projeto que reduz as penas de Bolsonaro e aliados, aprovado nessa quarta-feira (17).

Antes da aprovação pelo Senado, Renan Calheiros fez duras críticas ao projeto e expôs o acordo articulado por Jaques Wagner (PT-BA). O líder facilitou a aprovação da Dosimetria em troca do andamento de pautas econômicas do interesse do governo.

O próprio senador, quando questionado, revelou que a articulação aconteceu sem o consentimento do Palácio do Planalto.

Com a aprovação do texto pelos senadores, o projeto segue agora para sanção presidencial. Se o veto esperado de Lula acontecer, os congressistas podem derrubar o veto ou votar pela manutenção do mesmo.

Como votou a bancada de Alagoas


Apenas a senadora Eudócia Caldas
(PL) votou pela aprovação do texto. Renan Calheiros e Fernando Farias, ambos do MDB, seguiram a orientação partidária e votaram pela rejeição do projeto.