Adeal anuncia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose
Imunização começa a partir de 1° de janeiro e vai até o dia 30 de junho
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anuncia que, a partir de 1º de janeiro de 2026, terá início a primeira etapa da campanha semestral de vacinação contra a brucelose. A ação é do Núcleo de Defesa Animal.
A primeira etapa segue até o dia 30 de junho. Nesse período, os criadores alagoanos devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses contra a doença.
A Adeal destaca ainda que a vacinação deve ser realizada exclusivamente por médico-veterinário cadastrado na agência de defesa estadual, garantindo a correta aplicação do imunizante e a segurança do procedimento.
Brucelose
A brucelose bovina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella abortus. Ela provoca, com frequência, abortos em vacas — principalmente nos últimos três meses de gestação — e inflamação nos testículos dos machos.
A doença é zoonótica, podendo ser transmitida ao ser humano, principalmente durante o manejo de animais infectados, por acidentes no manuseio da vacina, pela manipulação de carcaças contaminadas ou pelo consumo de leite cru e seus derivados.
Entre os animais, a infecção ocorre quando a bactéria entra em contato com as mucosas, especialmente narinas, boca, língua e olhos. As principais fontes de contaminação são restos de aborto ou de parto de animais infectados.
A transmissão do animal para o homem acontece por meio do contato direto da bactéria com mucosas ou ferimentos, especialmente durante partos de vacas infectadas ou ao manusear restos de abortos, placentas e corrimentos vaginais de fêmeas doentes.
Entre os principais sinais clínicos da doença nos animais estão abortos (geralmente no último trimestre da gestação), nascimento de bezerros fracos, mortalidade de recém-nascidos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria. Nos machos, observa-se inflamação dos testículos.
Como forma de prevenir a brucelose no rebanho, a Adeal orienta os criadores a adquirirem apenas animais acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de atestados negativos para a doença, a consumirem leite industrializado (pasteurizado) e a vacinarem todas as fêmeas entre três e oito meses de idade.
Últimas notícias
Apartamento pega fogo em edifício na Ponta Verde, em Maceió
HGE reforça orientações de saúde para foliões no pré-Carnaval
Rafael Brito afirma que Pacto Nacional contra o Feminicídio deve diminuir falhas institucionais
Governador Paulo Dantas nomeia nova direção da Polícia Científica de Alagoas
Bloco Poca Tênis promete animar Major Izidoro com apoio da Prefeitura
Flávio Bolsonaro pressiona por candidatura própria do PL ao governo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
