Adeal anuncia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose
Imunização começa a partir de 1° de janeiro e vai até o dia 30 de junho
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anuncia que, a partir de 1º de janeiro de 2026, terá início a primeira etapa da campanha semestral de vacinação contra a brucelose. A ação é do Núcleo de Defesa Animal.
A primeira etapa segue até o dia 30 de junho. Nesse período, os criadores alagoanos devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses contra a doença.
A Adeal destaca ainda que a vacinação deve ser realizada exclusivamente por médico-veterinário cadastrado na agência de defesa estadual, garantindo a correta aplicação do imunizante e a segurança do procedimento.
Brucelose
A brucelose bovina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella abortus. Ela provoca, com frequência, abortos em vacas — principalmente nos últimos três meses de gestação — e inflamação nos testículos dos machos.
A doença é zoonótica, podendo ser transmitida ao ser humano, principalmente durante o manejo de animais infectados, por acidentes no manuseio da vacina, pela manipulação de carcaças contaminadas ou pelo consumo de leite cru e seus derivados.
Entre os animais, a infecção ocorre quando a bactéria entra em contato com as mucosas, especialmente narinas, boca, língua e olhos. As principais fontes de contaminação são restos de aborto ou de parto de animais infectados.
A transmissão do animal para o homem acontece por meio do contato direto da bactéria com mucosas ou ferimentos, especialmente durante partos de vacas infectadas ou ao manusear restos de abortos, placentas e corrimentos vaginais de fêmeas doentes.
Entre os principais sinais clínicos da doença nos animais estão abortos (geralmente no último trimestre da gestação), nascimento de bezerros fracos, mortalidade de recém-nascidos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria. Nos machos, observa-se inflamação dos testículos.
Como forma de prevenir a brucelose no rebanho, a Adeal orienta os criadores a adquirirem apenas animais acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de atestados negativos para a doença, a consumirem leite industrializado (pasteurizado) e a vacinarem todas as fêmeas entre três e oito meses de idade.
Últimas notícias
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia rede de assistência com novos leitos de saúde mental
Alagoas lança edital inédito de agricultura familiar para escolas indígenas e quilombolas
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia assistência com novos leitos de saúde mental
Programa Professor Mentor se torna Lei em AL e consolida política educacional de Estado
Augusto Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar
SSP coordena repatriação para Alagoas de preso por estelionato e lavagem de dinheiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
