Adeal anuncia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose
Imunização começa a partir de 1° de janeiro e vai até o dia 30 de junho
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anuncia que, a partir de 1º de janeiro de 2026, terá início a primeira etapa da campanha semestral de vacinação contra a brucelose. A ação é do Núcleo de Defesa Animal.
A primeira etapa segue até o dia 30 de junho. Nesse período, os criadores alagoanos devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses contra a doença.
A Adeal destaca ainda que a vacinação deve ser realizada exclusivamente por médico-veterinário cadastrado na agência de defesa estadual, garantindo a correta aplicação do imunizante e a segurança do procedimento.
Brucelose
A brucelose bovina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella abortus. Ela provoca, com frequência, abortos em vacas — principalmente nos últimos três meses de gestação — e inflamação nos testículos dos machos.
A doença é zoonótica, podendo ser transmitida ao ser humano, principalmente durante o manejo de animais infectados, por acidentes no manuseio da vacina, pela manipulação de carcaças contaminadas ou pelo consumo de leite cru e seus derivados.
Entre os animais, a infecção ocorre quando a bactéria entra em contato com as mucosas, especialmente narinas, boca, língua e olhos. As principais fontes de contaminação são restos de aborto ou de parto de animais infectados.
A transmissão do animal para o homem acontece por meio do contato direto da bactéria com mucosas ou ferimentos, especialmente durante partos de vacas infectadas ou ao manusear restos de abortos, placentas e corrimentos vaginais de fêmeas doentes.
Entre os principais sinais clínicos da doença nos animais estão abortos (geralmente no último trimestre da gestação), nascimento de bezerros fracos, mortalidade de recém-nascidos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria. Nos machos, observa-se inflamação dos testículos.
Como forma de prevenir a brucelose no rebanho, a Adeal orienta os criadores a adquirirem apenas animais acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de atestados negativos para a doença, a consumirem leite industrializado (pasteurizado) e a vacinarem todas as fêmeas entre três e oito meses de idade.
Últimas notícias
Candidata de Lula,Teca Nelma é a aposta da esquerda para a Assembleia
Renato Filho e Fátima Canuto mobilizam Pilar em grande carreata da campanha
Em vídeo, JHC cita passado de Renan com Lula e Dilma e chama senador de 'oportunista'
Lula cita Delmiro Gouveia em entrevista ao Flow Podcast
Motociclista morre ao sofrer acidente na rodovia AL-110 em São Sebastião
Incêndio atinge sala de aula de escola no bairro Canafístula, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
