Trânsito

Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público

Flagrantes de irregularidade podem ser denunciados pelo aplicativo NOI Cidadão

Por 7Segundos, com assessoria 09/01/2026 17h05
Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público
Fiscalização contra uso indevido de espaço público será intensificada - Foto: Ascom/DMTT

Colocar cones, cavaletes e outros materiais para reservar vagas nas ruas e avenidas de Maceió tem se tornado uma prática frequente, principalmente em dias de grandes eventos. Para coibir a irregularidade durante o Verão Massayó 2026, agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) vão intensificar a fiscalização e o ordenamento do espaço público.

A ação visa garantir que todos os cidadãos tenham o direito de ir e vir, assegurando a possibilidade de estacionar veículos com segurança, sem passar por contratempos ou abusos.

"A ocupação irregular de vias com objetos gera desordem e insegurança. Muitas vezes, essa prática está atrelada à exploração ilegal do espaço público. Nossa presença nas ruas serve para desarticular esses bloqueios e assegurar que o condutor possa estacionar com tranquilidade, sem ser coagido por obstáculos ilegais", ressalta o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.

Os agentes vão realizar o patrulhamento viário no entorno do evento para identificar bloqueios feitos por flanelinhas. O DMTT reforça que a participação da população é fundamental. Quem flagrar o uso de cones ou cavaletes pode denunciar pelo aplicativo NOI Cidadão ou diretamente às equipes de ronda.

Em casos de cobrança abusiva, a orientação é acionar as autoridades competentes, como a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal. "Se você for abordado com cobrança imposta para estacionar, não entre em conflito. Para sua própria segurança, entre em contato com a Polícia e registre um Boletim de Ocorrência", alerta o titular do DMTT.

Orientações:


Recuse a cobrança: você não é obrigado a pagar por vaga em local público. Contribuições só devem ser feitas de forma voluntária e amigável.
Acione as autoridades: em caso de intimidação, ameaça ou imposição de valores, chame a PM ou a Guarda Civil Municipal. Na orla marítima, a OPLIT também pode ser acionada.
Não confronte: evite discussões diretas para sua segurança. Deixe que as forças de segurança façam a intervenção.
Canais de denúncia: além das equipes locais, o DMTT disponibiliza o número 118 e o aplicativo NOI Cidadão para registrar a reserva irregular de vagas.