Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público
Flagrantes de irregularidade podem ser denunciados pelo aplicativo NOI Cidadão
Colocar cones, cavaletes e outros materiais para reservar vagas nas ruas e avenidas de Maceió tem se tornado uma prática frequente, principalmente em dias de grandes eventos. Para coibir a irregularidade durante o Verão Massayó 2026, agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) vão intensificar a fiscalização e o ordenamento do espaço público.
A ação visa garantir que todos os cidadãos tenham o direito de ir e vir, assegurando a possibilidade de estacionar veículos com segurança, sem passar por contratempos ou abusos.
"A ocupação irregular de vias com objetos gera desordem e insegurança. Muitas vezes, essa prática está atrelada à exploração ilegal do espaço público. Nossa presença nas ruas serve para desarticular esses bloqueios e assegurar que o condutor possa estacionar com tranquilidade, sem ser coagido por obstáculos ilegais", ressalta o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.
Os agentes vão realizar o patrulhamento viário no entorno do evento para identificar bloqueios feitos por flanelinhas. O DMTT reforça que a participação da população é fundamental. Quem flagrar o uso de cones ou cavaletes pode denunciar pelo aplicativo NOI Cidadão ou diretamente às equipes de ronda.
Em casos de cobrança abusiva, a orientação é acionar as autoridades competentes, como a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal. "Se você for abordado com cobrança imposta para estacionar, não entre em conflito. Para sua própria segurança, entre em contato com a Polícia e registre um Boletim de Ocorrência", alerta o titular do DMTT.
Orientações:
Recuse a cobrança: você não é obrigado a pagar por vaga em local público. Contribuições só devem ser feitas de forma voluntária e amigável.
Acione as autoridades: em caso de intimidação, ameaça ou imposição de valores, chame a PM ou a Guarda Civil Municipal. Na orla marítima, a OPLIT também pode ser acionada.
Não confronte: evite discussões diretas para sua segurança. Deixe que as forças de segurança façam a intervenção.
Canais de denúncia: além das equipes locais, o DMTT disponibiliza o número 118 e o aplicativo NOI Cidadão para registrar a reserva irregular de vagas.
Últimas notícias
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
