Cultura

[Vídeo] Pinto da Madrugada anuncia retorno ao percurso tradicional e homenagem a Kara Veia

Desfile acontece no dia 7 de fevereiro, sábado que antecede o Carnaval

Por 7Segundos 14/01/2026 15h03 - Atualizado em 14/01/2026 16h04
[Vídeo] Pinto da Madrugada anuncia retorno ao percurso tradicional e homenagem a Kara Veia
Tradicional bloco Pinto da Madrugada - Foto: Assessoria

O bloco Pinto da Madrugada confirmou os detalhes da edição 2026, que promete ser uma das maiores de sua história. Entre as novidades estão o retorno ao percurso tradicional e a homenagem ao artista alagoano Kara Veia, referência nacional do forró de vaquejada.

Segundo Herman Braga, fundador e diretor do bloco, a mudança no trajeto atende a um pedido antigo dos foliões. “Nós estamos completando 27 anos e, durante 26 anos, fizemos o percurso tradicional, saindo do início da Pajuçara até o Marco dos Corais. No ano passado fizemos uma experiência diferente, mas, atendendo aos pedidos dos foliões, estamos voltando ao nosso percurso original”, afirmou.

O desfile acontece no sábado, 7 de fevereiro, no sábado que antecede o Carnaval. A expectativa de público é alta. “Não tenho dúvida de que teremos mais de 500 mil foliões. Tenho certeza de que faremos um dos maiores desfiles da história do Pinto da Madrugada”, destacou Braga.

Além do desfile, a programação inclui a tradicional prévia do bloco, o Mungunzá do Pinto da Madrugada, realizado em frente ao Hotel Ponta Verde. “É uma festa maravilhosa, com coral, orquestras, muita alegria e, claro, muito mungunzá, preparado com muito carinho pelo Hotel Ponta Verde, nosso grande patrocinador”, explicou.

Durante a prévia, o bloco fará uma homenagem especial a Kara Veia, nome artístico de Edivaldo Santos Lima. “Achamos que seria uma homenagem justa a esse grande alagoano, que criou o forró de vaquejada e é reconhecido em todo o Brasil. Vamos outorgar a ele a Comenda da Ordem do Pinto, criada quando fundamos o bloco, em 1999”, disse Herman Braga.

O tema do desfile em 2026 será “Um mar de alegria”, reforçando a identidade do bloco com a orla de Maceió e com o frevo. “Temos a orla com o mar mais bonito do mundo e o Pinto leva alegria para a avenida. É um bloco da família, de todas as idades, com fantasias, irreverência e muita segurança para o folião”, ressaltou.

Herman Braga também destacou o caráter de reencontro que marca o bloco. “Se eu tivesse que definir o Pinto da Madrugada em uma palavra, seria reencontro. É o reencontro de amigos, de famílias, de pessoas que não se viam há muito tempo. Essa energia é o que a gente leva para a avenida”, afirmou.

O desfile contará com 15 orquestras de frevo, todas formadas por músicos alagoanos. “São orquestras da capital e do interior, de todas as regiões do estado. O ritmo do bloco é exclusivamente do Pinto da Madrugada, e é isso que garante a identidade do nosso desfile”, explicou.

Confira a reportagem