Educação

Governo de Alagoas entrega primeira Creche em tempo integral de Japaratinga

Unidade Bianca Pacheco é a 82ª Creche Cria do estado; investimento de R$ 4,4 milhões garante segurança para crianças e suporte para pais que trabalham

Por 7Segundos com assessoria 20/01/2026 17h05 - Atualizado em 20/01/2026 17h05
Governo de Alagoas entrega primeira Creche em tempo integral de Japaratinga
Creche Cria em Japaratinga em regime integral - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), celebra nesta quarta-feira (21), um avanço histórico para a educação infantil do Litoral Norte. Com a inauguração da Creche Cria Bianca Pacheco de Vasconcelos Omena Prado, o município de Japaratinga recebe sua primeira unidade de ensino em tempo integral. O investimento de R$ 4.459.172,17 do Tesouro Estadual marca a entrega da 82ª creche do programa em Alagoas.

Localizada no Centro da cidade, a nova unidade substitui o antigo modelo de atendimento em casas adaptadas e horários parciais. Agora, a nova creche passa a oferecer uma estrutura padrão, com capacidade para atender até 200 alunos de zero a cinco anos. As atividades serão iniciadas com 60 crianças, que já estão matriculadas. A oferta do tempo integral é um diferencial estratégico para a economia local, que vai permitir aos pais e mães trabalharem com a tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente seguro, acolhedor e pedagógico.

A entrega carrega um forte simbolismo emocional com a homenagem à Bianca Pacheco. Filha da vereadora Danielle Pacheco e do advogado Rommel Omena, Bianca foi uma criança que enfrentou com alegria uma doença genética rara (AADC). Sua história de resistência e o sorriso que contagiava a todos agora dão nome ao espaço que cuidará do futuro de centenas de crianças japaratinguenses.

A estrutura física da Creche Cria conta com dois blocos de pré-escola, três salas de creche, sala multiuso, refeitório, playground, horta e solário. Além do impacto educacional, a obra gerou cerca de 40 empregos na região e fortalece a rede vinculada à 10ª Gerência Especial de Educação (GEE), sob a liderança do novo gerente Jackson Jonatas.