Falha em estação elevatória da BRK causa extravasamento de esgoto no Centro de Maceió
Fiscalização do Iplam e da Seminfra constata lançamento irregular de efluente sanitário na rede de drenagem pluvial
Durante ação de fiscalização técnica realizada nessa sexta-feira (23), o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam), em atuação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), constatou falha operacional no sistema de esgotamento sanitário sob responsabilidade da concessionária BRK Ambiental. A ocorrência foi registrada em uma estação elevatória localizada na região central do município.
Na inspeção, foi verificado que a falha, possivelmente relacionada ao mau funcionamento de componentes do equipamento da estação elevatória, ocasionou o extravasamento de efluente sanitário por meio de poços de visita (PVs) da rede coletora. O efluente extravasado foi lançado de forma irregular em dispositivos do sistema de drenagem urbana de águas pluviais, especialmente em bocas de lobo, cuja finalidade é exclusivamente a condução de águas provenientes de precipitação pluviométrica.
Em razão desse lançamento indevido, o efluente percorreu a rede de drenagem pluvial, alcançando corpo hídrico receptor da região. A situação configura infração ambiental, representa potencial risco à saúde pública e caracteriza descumprimento da Lei Municipal nº 4.548/1996, que veda expressamente a introdução de efluentes sanitários no sistema de drenagem urbana.
Diante das não conformidades constatadas, a concessionária BRK Ambiental foi autuada pelo Iplam e formalmente notificada a adotar, de forma imediata, as providências necessárias para a correção da falha operacional identificada, a contenção do extravasamento, a regularização do sistema elevatório e a implementação de medidas mitigadoras visando à minimização dos impactos ambientais decorrentes do evento.
A ocorrência foi devidamente registrada em relatório técnico de fiscalização e seguirá sob acompanhamento dos órgãos municipais competentes, com o objetivo de verificar o cumprimento das determinações administrativas, apurar responsabilidades e prevenir a recorrência de situações semelhantes.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió estende prazo para adesão ao Prefis com descontos
Rodrigo Cunha lança novo modelo que agiliza licenciamento de obras em Maceió
Jovem amarrado e executado em Porto Calvo ainda não foi identificado
Carreta é retirada da pista e BR-101 é liberada em Porto Real do Colégio
Táxis de Arapiraca terão cor branca como novo padrão após consulta pública
Prefeitura leva mais 50 alunos da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
