Saúde

Programa Saúde no Porto atende turistas que desembarcaram de cruzeiro em Maceió

Iniciativa da Sesau leva suporte médico para quem visita a capital alagoana

Por 7Segundos com Ascom Sesau 27/01/2026 18h06 - Atualizado em 27/01/2026 18h06
Programa Saúde no Porto atende turistas que desembarcaram de cruzeiro em Maceió
As principais queixas dos pacientes foram enjoos e náuseas - Foto: Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta terça-feira (27) mais uma ação do Programa Saúde no Porto. Ao todo, foram atendidos oito turistas que desembarcaram do navio MSC Armonia no Porto de Maceió, no bairro Jaraguá. Uma das pessoas atendidas foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá para maiores cuidados.

As principais queixas dos pacientes foram enjoos e náuseas. Os atendimentos ocorreram no posto montado pela Sesau no Porto de Maceió, proporcionando uma recepção segura e humanizada aos visitantes. De acordo com funcionários da administração do terminal de passageiros, a embarcação que atracou nesta terça trouxe cerca de 3 mil passageiros e tripulantes para desfrutar das belezas da capital alagoana.

A coordenadora de ações estratégicas da Sesau, Kécia Alcântara, destacou a importância do Programa Saúde no Porto no acolhimento aos turistas. “Essa iniciativa busca oferecer uma recepção segura e humanizada durante toda a temporada, realizando atendimentos básicos, verificações de sinais vitais e vacinação, para garantir a saúde e bem-estar dos visitantes. Contribuímos para que a experiência dos turistas seja a melhor possível, para que eles retornem e continuem girando a economia”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, o projeto segue com atendimentos até o final da temporada de cruzeiros, que vai até abril de 2026.

Serviços oferecidos


O Programa Saúde no Porto foi criado em 2023 e já realizou mais de mil atendimentos desde seu início. Entre as ações disponibilizadas estão a verificação da pressão arterial, a medição da glicose, a realização de curativos, testes rápidos para HIV e sífilis, além do encaminhamento, quando necessário, para unidades de saúde próximas ao Porto de Maceió, como a UPA Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE).