Saúde

HGE reforça orientações de saúde para foliões no pré-Carnaval

Cuidados que podem garantir que as festas fiquem marcadas por momentos de pura alegria

Por 7segundos, com assessoria 05/02/2026 17h05
HGE reforça orientações de saúde para foliões no pré-Carnaval
O HGE está preparado para atender à população durante todo o período de Carnaval - Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE

Com a chegada de mais um fim de semana de prévias do Carnaval em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, referência em urgência e emergência de média e alta complexidade, alerta a população para cuidados essenciais com a saúde.

A expectativa de grande circulação de pessoas aumenta os riscos associados aos acidentes, ao desrespeito aos próprios limites e outras intercorrências que podem comprometer o bem-estar dos foliões.


No fim de semana anterior, marcado pelo desfile de blocos na orla da capital, 184 pessoas precisaram dos cuidados especializados do HGE. Na ocasião foram atendidos 77 pacientes que apresentaram casos clínicos, 91 usuários que foram vítimas acidentes (29 casuais, 56 de trânsito e seis de trabalho), 15 vítimas de agressões (nove corporais, três por arma de fogo e três por arma branca) e uma pessoa que atentou contra a própria vida. Também foram realizadas 72 novas internações, 70 altas hospitalares, 18 cirurgias e seis transferências.

“Apesar do quantitativo ser considerado normal, os casos que têm chegado são mais graves e isso interfere na rotatividade dos nossos leitos. As ocorrências variam de traumas por acidentes até situações que poderiam ser evitadas com prevenção e responsabilidade. O consumo excessivo de bebidas alcóolicas, a desidratação e a intoxicação são motivações frequentes nas unidades de saúde durante esse período festivo”, pontuou o diretor médico do HGE, Miquéias Damasceno.

Orientação


O calor aliado à ingestão de bebidas alcoólicas favorece a perda de líquidos que, sem reposição adequada, pode levar a descompensações graves, por exemplo, em pessoas que convivem com a hipertensão e a diabetes. Somado a isso, as grandes aglomerações favorecem a transmissão de viroses e infecções respiratórias que podem resultar em mais atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).


“É importante que as pessoas não esqueçam de usar o protetor solar, que atentem ao condicionamento correto dos alimentos, que bebam muita água, que redobrem a atenção com as crianças, que evitem locais que ofereçam algum risco à saúde, que jamais conduzam carros após consumir bebidas alcóolicas e que usem os equipamentos de proteção sempre que preciso, como os cintos de segurança, os capacetes e até os salva-vidas nas embarcações”, orientou o médico Allan Vieira.

Apesar de tudo, o HGE está preparado para atender à população durante todo o período de festas, porém a população pode contribuir com hábitos de prevenção. A unidade permanece de portas abertas 24 horas por dia para os traumas, como as perfurações por armas brancas e armas fogo, agressão corporal, acidentes (casuais, trânsito e trabalho), lesões por queimaduras e esmagamento, afogamento e tentativa de suicídio. Os outros casos podem ser assistidos inicialmente pelas UPAs.

“Curtir a folia com saúde é um compromisso de todos. O nosso papel enquanto profissionais de saúde é orientar a população sobre os riscos e como reduzi-los. Mas, sempre que precisar, o cidadão deve procurar um serviço de saúde imediatamente, nunca deixar para depois. A diversão não pode custar sua saúde, ou a própria vida. São momentos que no futuro devem ser lembrados com saudade”, concluiu o diretor médico.