Cultura

Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió

Desfile teve início na manhã deste sábado (7) e deve reunir mais de 500 mil foliões ao longo do percurso

Por 7Segundos 07/02/2026 11h11 - Atualizado em 07/02/2026 11h11
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Foliões acompanham início do desfile do Pinto da Madrugada e lotam a orla de Maceió neste sábado (7) - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O tradicional bloco Pinto da Madrugada começou a colorir a orla de Maceió na manhã deste sábado (7), marcando mais uma edição das prévias carnavalescas da capital alagoana. Desde as primeiras horas do dia, foliões passaram a ocupar as avenidas da Pajuçara e Ponta Verde, embalados pelo ritmo do frevo e pelo clima de festa.

A expectativa da organização é que o desfile reúna mais de 500 mil pessoas ao longo do percurso, consolidando o Pinto da Madrugada como um dos maiores blocos carnavalescos do estado. O evento reúne famílias, turistas e grupos de amigos que acompanham as orquestras e manifestações culturais típicas do carnaval.

Criado em 1999, o Pinto da Madrugada surgiu com o objetivo de valorizar o frevo e fortalecer a cultura popular durante o período carnavalesco. Com o passar dos anos, o bloco se tornou um dos principais símbolos do carnaval maceioense e foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

Durante o desfile, os foliões acompanham orquestras de frevo, bonecos gigantes e diversas atrações culturais que transformam a orla em um grande corredor da folia. A programação segue ao longo do dia, movimentando o turismo, o comércio e a economia local.