Feira Negócio da Grota abre Banco de Talentos para moradores das comunidades de Maceió
Inscrições iniciam nesta segunda-feira´(9) e formam cadastro para participação em eventos do projeto
A Feira Negócio da Grota, projeto do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió(Iplam), inicia nesta segunda-feira (9) o período de inscrições para o seu novo Banco de Talentos Empreendedores. O cadastro segue até o dia 10 de abril e busca fortalecer a economia e o empreendedorismo nas comunidades de Maceió.
Só em 2025, a iniciativa movimentou mais de R$ 230 mil, impactando a realidade de 98 empreendedores. Fazer parte do Banco de Talentos da Feira Negócio da Grota abre portas para que empreendedores tenham a chance de ser convocados para edições regulares e extraordinárias da feira, além de eventos externos parceiros do Iplam.
Quem participa da Feira tem acesso a capacitações em empreendedorismo, pode expor e comercializar seus produtos em eventos de grande porte e ainda consolidar as bases para o crescimento do próprio negócio.
Para se inscrever, é necessário cumprir alguns requisitos que terão peso na avaliação, como morar há pelo menos três meses em comunidades urbanas, grotas, favelas ou áreas de vulnerabilidade social de Maceió, ter 18 anos completos ou maior de 16 anos desde que apresente autorização expressa e por escrito do responsável legal, no ato da inscrição.
O processo de inscrição é gratuito e online. O edital completo com todas as regras foi publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda(9). Os interessados devem ler todas as diretrizes presentes no documento por meio do site: https://www.diariomunicipal.com.br/maceio/, acessar o site oficial do projeto pelo link: https://negociodagrota.maceio.al.gov.br/, clicar no botão "INSCREVER-SE AGORA" e preencher o formulário com os dados do empreendimento.
As inscrições serão analisadas de maneira técnica por uma Comissão Curadora designada por meio da Portaria nº. 024/2026 publicada em Diário Oficial de Maceió no dia 03 de março. A aprovação no edital forma um cadastro com validade de 12 meses, contados a partir da publicação do resultado final, que está previsto para o dia 14 de maio.
Segundo a diretora técnica do Laboratório de Inovação Urbana do Iplam, Eduarda Leite, além do retorno financeiro, a capacitação e a visibilidade oferecidas pelo Negócio da Grota são os maiores impactos na vida dos participantes. “Há diversos relatos de como as formações foram essenciais para fortalecer seus negócios a longo prazo, e de como as feiras ajudam a alcançar um público mais amplo e diverso do que o comum”, pontua a diretora.
Veja também
Últimas notícias
Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia mais de R$ 180 milhões em projetos para Alagoas
Deputado Federal Delegado Fabio Costa entrega viatura blindada à PM e amplia investimentos em segurança
AMA reúne gestores e bancada federal para antecipar pauta municipalista da Marcha a Brasília
Sorteio das Mães 2026 em Rio Largo levou multidão ao Centro com mais de 170 prêmios
Prefeito Ronaldo Lopes apresenta projeto da Nova Praça Santa Luzia em Penedo
Prefeitura de Jequiá da Praia leva serviços socioassistenciais à comunidade Usina Sininbú
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
