Maior programa de incentivo à produção de grãos de Alagoas vai entregar 850 toneladas de sementes em 2026
Planta Alagoas deve atender mais de 60 mil agricultores familiares; potencial produtivo é de 82 mil toneladas de grãos
No Dia Mundial da Agricultura, festejado no dia 20 de março, o Governo de Alagoas anuncia como será a execução do maior programa de distribuição de sementes do estado para o ciclo produtivo de 2026. O Planta Alagoas vai entregar, neste ano, 850 toneladas de sementes de milho e feijão. O lançamento oficial será realizado na quinta-feira (26), às 9h, na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, no município de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano.
Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o Planta Alagoas ajuda no fortalecimento da produção agrícola no estado, beneficiando mais de 60 mil agricultores familiares, que terão acesso a sementes de qualidade, sem custo, para o plantio da safra de grãos.
Nesta quinta-feira (19), o secretário de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Marcelo Melo, realizou uma entrega simbólica do programa no município de Matriz de Camaragibe, em comemoração ao Dia de São José, data tradicional e simbólica para os agricultores familiares. A iniciativa ocorreu no III Encontro dos Produtores de Cacau de Alagoas.
“Esse programa foi planejado com muita responsabilidade e, principalmente, com compromisso com quem mais precisa: o homem e a mulher do campo. São R$ 20 milhões que o Governo de Alagoas está investindo na compra das sementes, que estão chegando no tempo certo de plantio, fortalecendo a segurança alimentar e a renda no campo”, explicou o secretário Marcelo Melo.
Em Matriz de Camaragibe, o agricultor Manoel Santana de França produz milho, feijão, inhame, macaxeira e batata. Ele já está fazendo planos para as sementes do Planta Alagoas. “Esse programa é importante para o agricultor familiar porque plantamos uma semente de qualidade. A gente vai produzir milho e feijão, que vai ajudar na alimentação da família e o excedente vamos comercializar. O Planta Alagoas ajuda na renda de muitos agricultores aqui de Matriz”, afirmou.
Com a doação das sementes do Planta Alagoas, a safra de grãos do estado terá um incremento, podendo chegar a 30 mil hectares plantados, com potencial de colher mais de 82 mil toneladas de grãos, que servirão de alimento para as famílias e para a geração de renda no campo.
“Isso significa comida na mesa das famílias, renda no bolso do produtor e desenvolvimento econômico para o nosso estado. É isso que a gente quer: política pública chegando de verdade na ponta, fazendo a diferença na vida das pessoas”, destacou o secretário de Agricultura, Marcelo Melo.
Veja também
Últimas notícias
Casa do Autista celebra chegada de outubro com ação de prevenção ao câncer de mama
Prefeitura de Maceió oferece curso gratuito de auxiliar de cozinha
Zema declara apoio a Flávio no segundo turno: 'não vou me omitir nem ficar em cima do muro'
Michel Temer declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Prazo para sacar dinheiro das bets termina nesta segunda-feira (5)
Cerca de 100 estudantes da rede municipal vivenciam dia de lazer em parque aquático
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
