Ministério Público estabelece regras e firma TAC para eventos juninos em Maceió
Documento estabelece normas sobre segurança, trânsito, comércio ambulante, som e fiscalização durante os festejos
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) firmou, nesta sexta-feira (22), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com órgãos públicos, forças de segurança, fiscalização e organizadores de eventos para definir as regras do São João 2026 em Maceió.
O objetivo do acordo é garantir organização, segurança, controle do trânsito, limpeza urbana e cumprimento da legislação durante os festejos juninos realizados na capital. O TAC também estabelece medidas para reduzir transtornos à população e preservar o sossego público.
Segundo o promotor de Justiça Jorge Dória, responsável pela coordenação da assinatura do documento, o acordo busca prevenir problemas durante os eventos. “O TAC deve proteger a própria comunidade, para que minimize ou não cause um desassossego maior”, afirmou o promotor.
Entre as regras definidas, os ambulantes deverão estar cadastrados junto à Prefeitura. As barracas de alimentação serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e não poderão utilizar ligações clandestinas de energia elétrica. Também será permitido apenas um botijão de gás por barraca, instalado fora da estrutura.
O TAC proíbe ainda o uso de garrafas de vidro, copos de vidro e espetinhos de madeira durante os eventos.
Na área de trânsito, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito ficará responsável pela organização do fluxo de veículos no entorno dos arraiais e palhoções, com apoio da Polícia Militar de Alagoas.
O documento também estabelece limites para emissão sonora. Os arraiás deverão respeitar o máximo de 85 decibéis, podendo chegar a 90 decibéis em eventos com bandas musicais de maior porte. A fiscalização será realizada pelo IPLAM.
Além disso, os eventos privados não poderão ultrapassar seis horas de duração. Já os arraiais realizados em espaços públicos não poderão cobrar ingresso.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas será responsável pelas vistorias de segurança e emissão de alvarás para eventos e shows pirotécnicos.
O TAC também proíbe a soltura de balões e reforça a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Em caso de descumprimento das regras, os responsáveis poderão ser multados em R$ 5 mil.
Últimas notícias
STF autoriza segundo inquérito para investigar suspeitas contra Lulinha
Alagoas fecha primeiro semestre com superávit de R$ 2,9 bilhões
Corpo é encontrado enterrado em região de mata no bairro Santa Amélia
Defensoria convoca reunião sobre caso da Uncisal e convida estudantes e imprensa
Adolescente é morto a tiros e outras duas pessoas ficam feridas em Canapi
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
