Ministério Público estabelece regras e firma TAC para eventos juninos em Maceió
Documento estabelece normas sobre segurança, trânsito, comércio ambulante, som e fiscalização durante os festejos
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) firmou, nesta sexta-feira (22), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com órgãos públicos, forças de segurança, fiscalização e organizadores de eventos para definir as regras do São João 2026 em Maceió.
O objetivo do acordo é garantir organização, segurança, controle do trânsito, limpeza urbana e cumprimento da legislação durante os festejos juninos realizados na capital. O TAC também estabelece medidas para reduzir transtornos à população e preservar o sossego público.
Segundo o promotor de Justiça Jorge Dória, responsável pela coordenação da assinatura do documento, o acordo busca prevenir problemas durante os eventos. “O TAC deve proteger a própria comunidade, para que minimize ou não cause um desassossego maior”, afirmou o promotor.
Entre as regras definidas, os ambulantes deverão estar cadastrados junto à Prefeitura. As barracas de alimentação serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e não poderão utilizar ligações clandestinas de energia elétrica. Também será permitido apenas um botijão de gás por barraca, instalado fora da estrutura.
O TAC proíbe ainda o uso de garrafas de vidro, copos de vidro e espetinhos de madeira durante os eventos.
Na área de trânsito, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito ficará responsável pela organização do fluxo de veículos no entorno dos arraiais e palhoções, com apoio da Polícia Militar de Alagoas.
O documento também estabelece limites para emissão sonora. Os arraiás deverão respeitar o máximo de 85 decibéis, podendo chegar a 90 decibéis em eventos com bandas musicais de maior porte. A fiscalização será realizada pelo IPLAM.
Além disso, os eventos privados não poderão ultrapassar seis horas de duração. Já os arraiais realizados em espaços públicos não poderão cobrar ingresso.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas será responsável pelas vistorias de segurança e emissão de alvarás para eventos e shows pirotécnicos.
O TAC também proíbe a soltura de balões e reforça a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Em caso de descumprimento das regras, os responsáveis poderão ser multados em R$ 5 mil.
Últimas notícias
Prefeitura cria novo acesso à Serra do Amaro e beneficia moradores da zona rural
Arapiraca abre comemorações dos 102 anos com missa e hasteamento de bandeiras
Bolhas de sabão no casamento de Juliette foram homenagem à irmã que morreu em 2009
Motociclistas fazem ato de apoio a menino que vende doces após ser ridicularizado por influenciadora
Polícia abre investigação sobre exposição íntima não autorizada em Belém
Polícia intima David, do Vasco, e jogador deve entregar passaporte no RJ
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
