Artesãs de Maceió ampliam conhecimentos durante Fenearte
Durante três dias, artesãs da economia solidária participaram de oficinas e conheceram novas técnicas na Fenearte em visita promovida pela Semtes
Entre linhas, tecidos, tintas e peças produzidas por artesãos de diferentes partes do Brasil e do mundo, empreendedoras da economia solidária de Maceió viveram, nos dias 10, 11 e 12 de julho, uma experiência de aprendizado e troca de conhecimentos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco. A visita técnica, promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), proporcionou às artesãs maceioenses o contato com novas técnicas, tendências e expressões culturais, além da oportunidade de adquirir insumos para a produção artesanal com preços mais acessíveis.
Durante os três dias da visita técnica promovida pela Semtes, as participantes percorreram os corredores da Fenearte, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a programação reúne expositores de diversas regiões do Brasil e de outros países, proporcionando aos visitantes uma imersão no universo do artesanato.
Além de conhecer os estandes e observar diferentes formas de exposição e comercialização dos produtos, as artesãs participaram de oficinas e atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional. Entre os cursos oferecidos, estavam oficinas de reciclagem e aproveitamento de papel, macramê, crochê, renda tenerife e outras técnicas artesanais que despertaram novas ideias e possibilidades para a produção local.
A experiência também permitiu às empreendedoras ampliar o olhar sobre a valorização do trabalho manual e a forma como cada artista apresenta suas criações ao público. O contato com artesãos de diferentes regiões possibilitou a troca de conhecimentos, a descoberta de novas tendências e o fortalecimento da identidade artesanal desenvolvida em Maceió.
O grupo participou também de visitas ao comércio pernambucano para a compra de insumos utilizados na confecção dos produtos. Linhas, tintas, tecidos e diversos materiais puderam ser adquiridos com preços mais acessíveis e em maior variedade, contribuindo para a redução dos custos de produção e para o fortalecimento dos empreendimentos locais.
Para a artesã Josielia Costa, a participação na Fenearte foi um momento de muito aprendizado e inspiração. “Participei das oficinas de macramê e arte com reciclagem, onde aprendi novas técnicas que levarei para a minha caminhada como artesã.
Visitar a maior feira de artesanato da América Latina foi uma experiência encantadora. Sou muito grata à Economia Solidária por essa oportunidade tão especial”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Chico Filho declara apoio a Francisco Sales durante ato de campanha em Maceió
Arthur Lira participa de caminhada e recebe apoio em Matriz do Camaragibe
Pesquisa Quaest: governo Paulo Dantas é aprovado por 56% dos alagoanos
Pesquisa Quaest confirma liderança de Arthur Lira na disputa pelo Senado em AL
Quaest: Renan Filho tem 42% e JHC aparece com 40% em Alagoas
Projeto de Cibele Moura que prevê multa a agressores é aprovado na ALE
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
