Obras que retraram cultura fumageira e popular de Arapiraca ganham espaço na Fenearte, em PE
Parte das peças produzidas por artista arapiraquense são inspiradas em mural do Clube dos Fumicultores
As imagens bordadas nos pequenos bastidores são inconfundíveis para quem é natural de Arapiraca. Os traços estilizados que retratam a cultura fumageira são inspirados no conhecido mural localizado no Clube dos Fumicultores, produzido pelo artista Ismael Pereira.
A coleção Fumicultores, de autoria do artista visual, galerista e arquiteto Rafael Gomes Brandão, que foi sucesso na Feira Literária de Arapiraca (Fliara), irá apresentar a cultura fumageira e popular de Arapiraca na 21ª Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 10 a 19 de novembro.
As obras, que além dos bordados incluem souvenires, como chaveiros, são inspirados no patrimônio artístico material e imaterial da Capital do Agreste e homenageiam artistas que contribuíram para a cultura local. Além do artista plástico Ismael Pereira, os cantos de ofício das destaladeiras de fumo catalogadas pelo Mestre Nelson Rosa, poemas e narrativas de Zé de Quinô e Zenaide Petuba estão presentes nas peças.
A coleção foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Arapiraca e produzida pelo Coletivo Bordadeiras.
No Centro de Convenções de Pernambuco, as obras serão apresentadas no Espaço Interferência Janete Costa, que contará com a curadoria de Roberta Borsoi, onde também serão apresentados painéis e arte aplicada das Irmãs Petuba e outras obras de Rafael Brandão.
Fenearte
A Feira de Negócios do Artesanato tem como tema "É festa no reino da arte" e homenageia o escritor de dramaturgo Ariano Suassuna, criador do movimento armorial, que utiliza elementos da cultura popular nordestina para a criação de arte erudita.