Meio ambiente

IMA aponta dez pontos impróprios para banho em praias de Alagoas

Maceió concentra a maior parte dos trechos com restrição; Maragogi tem dois pontos classificados como inadequados

Por Giulianna Albuquerque 24/07/2026 17h05 - Atualizado em 24/07/2026 18h06
IMA aponta dez pontos impróprios para banho em praias de Alagoas
Praia da Ponta Verde, em Maceió - Foto: Ascom Setur

O relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), nesta semana, identificou 10 pontos de praias impróprios para banho em áreas monitoradas do estado. 

A maior quantidade de trechos com restrição foi registrada em Maceió, que possui sete pontos considerados inadequados. Os locais ficam nas praias da Avenida, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Na Praia da Avenida, o trecho apontado pelo relatório fica nas proximidades da Avenida da Paz, em frente ao Posto Shell. Já na Pajuçara, os pontos estão na interseção da Avenida Dr. Antônio Gouveia com a Rua João Carneiro e em frente ao Restaurante Parmegiano.

Na Ponta Verde, os locais classificados como impróprios ficam em frente à Corretora Márcio Raposo e na Avenida Álvaro Otacílio, entre as ruas Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto. Na Jatiúca, a restrição está no trecho em frente ao Hotel Maceió Atlantic.

No Litoral Norte, Maragogi aparece com dois pontos impróprios. Os trechos ficam em frente às desembocaduras dos rios Maragogi e Persinunga, na região da AL-101 Norte.

No Litoral Sul, o Rio Niquim, no trecho da Barra de São Miguel também está impróprio.

A classificação de balneabilidade é realizada a partir de análises da qualidade da água, que levam em consideração a presença de indicadores de contaminação. A recomendação é que os banhistas evitem os pontos classificados como impróprios, especialmente após períodos de chuva.