Banho de mar após a chuva? IMA recomenda atenção à balneabilidade
Órgão ambiental alerta: após as chuvas, evite banho por 24 a 48 horas devido ao risco de contaminação
Com a intensificação das chuvas em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/ AL) chama a atenção da população para os cuidados com o banho de mar e em lagunas. A água da chuva pode carregar resíduos urbanos, como lixo, esgoto e outros poluentes, que comprometem temporariamente a qualidade das águas, principalmente em áreas próximas a rios e canais.
Na análise mais recente, realizada nos dias 19 e 20 deste mês, o IMA monitorou 76 pontos no estado, dos quais 23 foram considerados impróprios para banho — 18 em praias e 5 em lagunas. Em Maceió, a situação foi mais crítica: dos 20 pontos avaliados, 13 estavam inadequados, representando 65% das praias da capital.
O biólogo Paulo Lira, gerente do Laboratório do IMA, explica que o escoamento provocado pela chuva leva resíduos das ruas diretamente para os corpos d’água, impactando a balneabilidade.
"É comum que, após chuvas intensas, haja aumento nos níveis de contaminantes, especialmente de origem fecal, elevando o risco de doenças. Diante disso, a orientação é que banhistas evitem o contato com a água do mar ou lagunas no dia seguinte à ocorrência de chuvas. A medida é preventiva e visa preservar a saúde da população, principalmente em pontos onde há histórico de contaminação por efluentes urbanos ", disse.
Como parte do compromisso com o monitoramento ambiental e a segurança da população, o IMA/ AL disponibiliza semanalmente os resultados das análises de balneabilidade em seu site e também por meio do aplicativo Nossa Praia.
A plataforma permite que qualquer pessoa acompanhe, em tempo real, a situação das praias e lagunas em todo o Estado, facilitando o planejamento seguro de momentos de lazer.
O órgão ambiental reforça a importância de seguir as orientações técnicas e consultar os dados disponíveis antes de se expor à água. A análise da balneabilidade é uma ferramenta de saúde pública que ajuda a garantir o uso consciente e seguro dos recursos naturais, especialmente em períodos de chuvas frequentes.
Confira os relatórios nos links:
https://www2.ima.al.gov.br/praias-proprias-e-improprias-para-banho-20-05-2025/
https://www2.ima.al.gov.br/app/uploads/2025/05/RELAG-17-2025.pdf
Veja também
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
