Meio ambiente

Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas

Ação reuniu moradores e estudantes em uma manhã de atividades voltadas à arborização e à educação ambiental

Por 7Segundos, com assessoria 21/09/2026 19h07
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
Plantio de mudas nativas e frutíferas em Sauaçuhy - Foto: Walisson Vieira/ Ascom Alurb

O Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), foi marcado em Maceió por uma ação de plantio de árvores na região de Sauaçuhy, no Litoral Norte da capital alagoana. A atividade, promovida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), resultou no plantio de 40 mudas de espécies nativas e frutíferas em uma área verde da região.

A atividade contou com a participação de moradores da região e de alunos da Escola Municipal Professora Neide de Freitas França, localizada em Ipioca, nas proximidades do local do plantio. Além de colocar as mãos na terra e participar do plantio, os estudantes e demais participantes tiveram uma manhã com atividades de alongamento, lanche e palestras de educação ambiental.

Plantio conta com participação de alunos de escola municipal. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

Plantio conta com participação de alunos de escola municipal. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

A estudante Eduarda dos Santos Brasilino, 15 anos, celebrou a oportunidade. “Foi ótima essa experiência, principalmente para quem nunca plantou árvore, assim como eu, foi tudo perfeito”, disse.

Representante da Semed destaca apoio da Alurb. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

Representante da Semed destaca apoio da Alurb. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/ Ascom Alurb

Soraya Moura, representante da Secretaria Municipal da Educação, ressaltou o apoio da Alurb. “Fizemos a articulação e trouxemos os estudantes da Escola Municipal Professora Neide de Freitas França para essa ação de hoje e saíram muito felizes com essa participação. Temos efetivado essa parceria com a Alurb e beneficiado diversos jovens da rede municipal com o aprendizado sobre o meio ambiente”, afirmou.

Mudas de árvores foram plantadas em área que estava desmatada. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

Mudas de árvores foram plantadas em área que estava desmatada. Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

“Hoje, foi mais uma ação nossa com plantio no Dia da Árvore, plantando 40 árvores em Ipioca, em uma área que estava desmatada. Contamos com o apoio dos alunos da escola municipal, de outras secretarias e dos moradores locais, para que tudo desse certo. Para quem veio foi ótimo. Tivemos uma palestra, alongamento e a execução de diversas árvores plantadas”, contou Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb.

A programação teve como objetivo celebrar o Dia da Árvore e reforçar a importância da arborização urbana e dos cuidados necessários para preservar as árvores.

A iniciativa também estimulou a participação da comunidade e dos estudantes na construção de espaços mais verdes e ambientalmente equilibrados em Maceió.