Cardiologista do HGE alerta para cuidados com o coração nos jogos da Copa
Ana Setton explica sintomas de infartos e diz que problema em jovens é mais comum
Futebol, adrenalina, euforia. Mais uma Copa do Mundo de Futebol se inicia e os cuidados com a saúde não devem ser colocados em segundo plano, principalmente no caso do coração, que sofre com as emoções em decorrência do aumento de hormônios no organismo. O alerta é da cardiologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Ana Cely Setton, ao explicar que, durante os jogos, a tensão para ver a Seleção Brasileira vitoriosa, pode desencadear riscos cardiovasculares, principalmente se somados a maus hábitos, como sedentarismo, excesso de bebidas, má alimentação e fumo.
“Assistir um jogo da Seleção Brasileira, em plena Copa do Mundo, mexe muito com a emoção e isso libera muita adrenalina, então, fatalmente, o coração vai acelerar. Para quem tem pressão alta, aconselhamos não se esquecer de tomar seus remédios no horário e de forma regular. Para os que bebem, tenham cuidado com a bebida, a moderação é fundamental. Preparem o coração, antecipadamente, para as emoções que vão vir e que serão muitas, uma vez que a taquicardia pode gerar um aumento da necessidade do fluxo de oxigênio para o músculo cardíaco,” explicou a cardiologista.
Segundo Ana Cely Setton, devido a fatores como a má alimentação, o sedentarismo e o estresse, o diagnóstico de infartos em jovens tem sido cada vez mais frequentes. “Antes, a maior incidência ficava na faixa etária entre 45 a 70 anos, mas, hoje, recebemos muitos pacientes com 30 anos. A correria do dia a dia, o hábito de comer rápido, a opção por fast foods, as comidas mais gordurosas, o aumento da carga de trabalho, fazendo-o abrir mão da atividade física, contribuem para o entupimento de veias”, descreveu.
Grupo de risco
A cardiologista explicou que, durante uma partida de futebol, há uma intensa liberação de hormônios na corrente sanguínea, o que pode levar o organismo a reagir com aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de glicose no sangue. “Isso acontece devido à ansiedade e excitação do momento. Naqueles que apresentam diabetes, pressão alta, colesterol ou triglicerídeos alterados (dislipidemia), assim como os tabagistas, sedentários, aqueles com fatores de risco psicossociais como o estresse, a depressão, a ansiedade, entre outros; ou que tenham histórico familiar de infarto/angina precoce, a probabilidade de infarto aumenta durante as partidas de futebol. Por isso, os cuidados devem ser redobrados”, alertou.
Entre os sintomas que podem servir de alerta ao torcedor, a cardiologista do HGE, Ana Cely Setton destacou o aperto no peito, suor frio, tremores nas mãos, palidez na pele, palpitações, respiração ofegante, pressão alta, turvação visual e tonturas. Ela orientou que, em caso de apresentar qualquer um dos sintomas, o torcedor deve se dirigir, imediatamente, para uma emergência hospitalar.
A fisioterapeuta Willianne Chagas contou que os cuidados para pacientes infartados devem ser criteriosos. “Aqui no HGE, por exemplo, apesar de termos TV’s na unidade cardíaca, não vamos ligá-las durante as partidas do Brasil. Em casa, os pós-infartados devem analisar essa possibilidade também, conversar com seu médico e não esquecer suas medicações”, completou.
De acordo com ela, a alta hospitalar de pacientes pós-infartos é apenas o término de uma etapa. Em casa, os cuidados com o corpo e bem estar devem continuar. “A prática de atividade física contribui pra controle de hipertensão, diabetes, obesidade e também do desgaste e tensão emocional. Caso contrário, sujeitos ao sedentarismo, juntamente com a má alimentação, podem sofrer outros infartos. Após duas semanas de cirurgias, pequenas caminhadas diárias já são recomendadas, evitando qualquer tipo de esforço”, orientou.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
