Barco de resgate de migrantes vai à Espanha depois de Itália e Malta impedirem desembarque
Entre os migrantes, há cinco mulheres e quatro crianças. Eles são de várias nacionalidades, incluindo palestinos, sírios e guineenses.

Um barco de uma organização humanitária que transportava 59 migrantes resgatados da Líbia foi desviado para Barcelona no domingo (1), depois que Itália e Malta, ambas muito mais próximas do local do resgate, se recusaram a deixá-lo atracar em seus portos.
A embarcação Open Arms, administrada pela organização espanhola Proactiva Open Arms, estava "voltando para casa" no sábado (30), segundo a entidade, depois de receber uma oferta de um porto seguro do prefeito de Barcelona, ??Ada Colau.
Em um tuíte, a entidade denunciou "políticas desumanas e portos fechados na Itália e em Malta" e disse que o barco chegaria a Barcelona na quarta-feira.
Em um episódio semelhante em 11 de junho, a Espanha ofereceu-se para receber outra embarcação de resgate, a Aquarius, com 629 migrantes a bordo, depois que Itália e Malta impediram o desembarque.
As dificuldades da Aquarius, que finalmente atracou em Valência, provocaram uma enxurrada de insultos e acusações entre os países da União Europeia sobre quem deveria assumir a responsabilidade pelos imigrantes resgatados no Mediterrâneo.
Na sexta-feira (29), os líderes da UE chegaram a um difícil acordo sobre a migração, que o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse ser positivo para a Itália, a nação europeia que recebeu um grande número de migrantes por mar nos últimos anos.
No entanto, o acordo não obriga outros países da UE a dividir a responsabilidade pelos resgates no Mediterrâneo.
"Obrigado por fazer a parte mais difícil, salvar vidas e obrigado por não desistir diante de políticas europeias cruéis e desumanas", tuitou Colau. "Barcelona espera por você de braços abertos."
O Proactiva Open Arms informou que entre os migrantes, que embarcaram no início do sábado, há cinco mulheres e quatro crianças. Eles são de várias nacionalidades, incluindo palestinos, sírios e guineenses.
Mais de 650 mil migrantes desembarcaram na Itália desde 2014, principalmente depois de serem resgatados no mar ao largo da costa da Líbia por grupos privados e públicos. A Itália está abrigando cerca de 170 mil, mas o número de chegadas despencou neste ano.
Apesar do declínio nas chegadas, ainda há histórias diárias de desastres, à medida que os migrantes fazem a perigosa travessia da África para a Europa. A Guarda Costeira da Líbia disse que cerca de 100 pessoas possivelmente se afogaram em Trípoli na sexta-feira.
Veja também
Últimas notícias

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
