Sem-tetos invadem terreno de mais de 30 hectares de terra em Japaratinga
Cerca de 500 pessoas estão morando em imóveis de taipa
Um verdadeiro e desorganizado conjunto habitacional está se formando às margens da rodovia AL 465, no turístico município de Japaratinga, região Norte de Alagoas. Cerca de 500 pessoas invadiram um terreno, que mede mais de 30 hectares de terra, e estão vivendo de maneira precária nos imóveis de taipa construídos desordenadamente.
A cena chama a atenção de quem trafega pela rodovia que liga um dos mais lindos litorais do Brasil: Japaratinga e também ao histórico município de Porto Calvo. Os sem-tetos estão vivendo na localidade há quatro meses, mas no local falta tudo: escola, Unidade Básica de Saúde, saneamento básico e outras coisas.
As pessoas que vivem na localidade improvisaram moradias de taipa e estão sobrevivendo à base da agricultura familiar. Eles alegam que não tem condições de comprar um imóvel e decidiram invadir o local para ter uma moradia. Macaxeira, coentro e batata doce são alguns dos produtos cultivados pelos moradores.
O líder da ocupação, identificado como Amaro dos Santos, o popular “Dôfi” disse que as pessoas decidiram invadir o local para ter uma moradia. “Aqui já tem cerca de 280 moradias e cerca de 500 pessoas, mas nem todos comparecem as reuniões. O proprietário da terra também não apareceu”, contou.
Os invasores também já fizeram uma planta de um futuro loteamento a ser construído na localidade. A terra invadida pelos sem-teto também fica próximo a uma localidade conhecida como “Sítio Cais”, que também foi invadida há anos atrás por pessoas que não tinham moradia fixa.
A invasão também já preocupa a Prefeitura de Japaratinga. “Aquilo é uma área particular, que foi invadida por pessoas, e isso dificulta ação do poder público. Se não tiver nada regularizado será muito difícil ser construídos escolas, postos de saúde, sanear a área. Será um grande problema futuro se não for resolvido”, disse o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Santos Souza.
O 7Segundos tentou contato com o proprietário da terra que foi invadida, mas até a publicação dessa matéria o dono do imóvel não retornou as ligações. O proprietário do terreno reside em Maceió.
Veja também
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
