Sem-tetos invadem terreno de mais de 30 hectares de terra em Japaratinga
Cerca de 500 pessoas estão morando em imóveis de taipa
Um verdadeiro e desorganizado conjunto habitacional está se formando às margens da rodovia AL 465, no turístico município de Japaratinga, região Norte de Alagoas. Cerca de 500 pessoas invadiram um terreno, que mede mais de 30 hectares de terra, e estão vivendo de maneira precária nos imóveis de taipa construídos desordenadamente.
A cena chama a atenção de quem trafega pela rodovia que liga um dos mais lindos litorais do Brasil: Japaratinga e também ao histórico município de Porto Calvo. Os sem-tetos estão vivendo na localidade há quatro meses, mas no local falta tudo: escola, Unidade Básica de Saúde, saneamento básico e outras coisas.
As pessoas que vivem na localidade improvisaram moradias de taipa e estão sobrevivendo à base da agricultura familiar. Eles alegam que não tem condições de comprar um imóvel e decidiram invadir o local para ter uma moradia. Macaxeira, coentro e batata doce são alguns dos produtos cultivados pelos moradores.
O líder da ocupação, identificado como Amaro dos Santos, o popular “Dôfi” disse que as pessoas decidiram invadir o local para ter uma moradia. “Aqui já tem cerca de 280 moradias e cerca de 500 pessoas, mas nem todos comparecem as reuniões. O proprietário da terra também não apareceu”, contou.
Os invasores também já fizeram uma planta de um futuro loteamento a ser construído na localidade. A terra invadida pelos sem-teto também fica próximo a uma localidade conhecida como “Sítio Cais”, que também foi invadida há anos atrás por pessoas que não tinham moradia fixa.
A invasão também já preocupa a Prefeitura de Japaratinga. “Aquilo é uma área particular, que foi invadida por pessoas, e isso dificulta ação do poder público. Se não tiver nada regularizado será muito difícil ser construídos escolas, postos de saúde, sanear a área. Será um grande problema futuro se não for resolvido”, disse o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Santos Souza.
O 7Segundos tentou contato com o proprietário da terra que foi invadida, mas até a publicação dessa matéria o dono do imóvel não retornou as ligações. O proprietário do terreno reside em Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
