Esgotos a céu aberto incomodam moradores e comerciantes de Maragogi
Casal afirma que o problema é oriundo de fossas sépticas de moradores
Esgotos a céu aberto vêm incomodando os moradores do distrito Barra Grande, em Maragogi, região Norte de Alagoas. O problema afeta diretamente a população local e os comerciantes. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) afirma que o problema é oriundo de fossa séptica de alguns moradores.
O problema de esgotos a céu aberto atinge diretamente os moradores e comerciantes da Rua do Leme e de uma localidade próxima a uma torre de antena da operadora de telefone. Alguns comerciantes alegam prejuízos financeiros devido à poluição e a população local afirma que o problema existe há cerca de seis meses.
A dona Maria José Araújo fica indignada com a situação. “O mau cheiro é diariamente aqui na rua e com esse cheiro forte das fezes passando não consigo ter uma refeição diária merecida”, contou a moradora. Proprietários de estabelecimentos que vendem alimentos também reclamam bastante por causa do esgoto e temem a contaminação.
A assessoria de comunicação da Casal informou que de fato possui rede coletora de esgoto nessas duas localidades de Barra Grande, porém, um técnico da empresa esteve nos locais na última quarta-feira (25) e constatou que esse esgoto na rua não é oriundo da rede coletora operada pela Companhia. É esgoto oriundo de uma fossa séptica usada por alguns moradores, situada na rua de terra onde tem a torre, e que está transbordando, atingindo a Rua do Leme. Portanto, é uma situação que não compete à Casal. Os usuários dessa fossa séptica devem fazer a interligação do esgoto de suas casas na rede coletora e não mais usar a fossa.
A Casal frisou também que não tem poder para autuar e multar os moradores. Ressaltou ainda que isso é competência dos órgãos ambientais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, informou que vai enviar uma equipe ao local nesta quinta-feira (26) e assim que os técnicos tiverem uma posição, deverão tomar as devidas providências.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
