Esgoto da Casal invade casas e rio da APA dos Corais de Maragogi
Companhia disse que pretende solucionar o problema; ICMBio também vai ao local

Um esgoto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estourou e invadiu as casas da Rua Carol Wotila e do Rio Maragogi, da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O problema afeta diretamente os moradores da localidade e uma residência ficou ilhada. A empresa está no local nesta terça-feira (24) para tentar consertar a obra. Coliformes fecais também estão inseridos no problema.
Os moradores da rua que fica logo no início da região central da cidade do litoral Norte de Alagoas estão indignados com o problema que vem afetando a saúde pública dos residentes da localidade. Eles afirmam que o problema já dura cerca de três semanas. A moradora Maria José da Silva, de 29 anos, teve que ser levada as pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio. Ela passou mal devido ao grande odor no lugar que ela mora.
A área do Rio Maragogi, que o esgoto está afetando, faz parte da APA Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) vai tomar as devidas providências. “Uma equipe está sendo encaminhada para a área para vistoriar. Vamos avaliar e coletar dados para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) fazer um laudo e dependendo do grau de poluição, a Casal pode ser multada, independente se o problema for solucionado ou não”, informou o chefe do ICMBio da Costa dos Corais, Iran Normande.
De acordo com moradores, esse problema é antigo e vem dando prejuízo a população local há um ano. Verginia Stoldony, moradora da localidade, disse que já entrou em contato com a Casal, mas o problema ainda não foi solucionado. As pessoas dizem que as crianças ficam mais vulneráveis e que estão adoecendo com frequência devido ao esgoto exposto na Rua Carol Wotila. Muitas pessoas estão cogitando deixar a localidade.
O local é também uma rota dos bugueiros, onde os turistas não aguentam a fedentina e pedem pra não passar pelo local. O veranista Antônio Cavalcante ficou ilhado e está dentro na casa sem poder sair. Ele está no primeiro andar da residência, mas não consegue sair do imóvel sem ter contato com a água de esgoto. Ele chegou de Pernambuco na última sexta-feira (20) limpou tudo, mas a água invadiu a casa novamente.
O chefe do núcleo Maragogi da Casal, Efraim César Araújo dos Santos, disse que a empresa está mobilizada para resolver o problema. “O carro-pipa já está no local para fazer a sondagem dos materiais fecais. Uma equipe de Rio Largo também vem para tentar solucionar o problema. Vamos fazer os paliativos, mas vamos nos esforçar para resolver o problema de vez”, informou.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
